Banana... Benefícios em penca


Depois de ler este texto, você nunca mais irá olhar a banana do mesmo modo de novo. A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, promovendo energia e muitos benefícios aos nossos organismos. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, alem de magnésio, cálcio, ferro e acido fólico. A banana, o quarto alimento mais produzido no mundo, é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros e pelos libaneses, também é conhecida pelo seu alto teor de cálcio e potássio. Por ser extremamente benéfica aos praticantes de exercícios físicos, a banana recebe o status de ‘alimento dos atletas’, já que ajuda na prevenção de câimbras e dores musculares.

No entanto, a banana traz outros benefícios à saúde. Uma coisa que ninguém sabe, é que a fruta é um excelente aliado para quem precisa combater a insônia. A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono, sendo uma ótima pedida para se comer à noite. Já para aqueles que estão pensando em emagrecer, e precisam conter os ataques à geladeira, a banana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Isso também ocorre por causa do triptofano, que ajuda a controlar a compulsão por doces. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela é uma opção certeira para quem está de dieta, mas não exagere!

Outra variedade, que faz muito bem para o organismo, mas ainda é pouco consumida é a banana verde. A fruta nesse estágio é um excelente alimento funcional. Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerado um prebiótico natural, ou seja, um alimento que contem bactérias boas que auxiliam em osso intestino. Para quem nunca experimentou banana verde, os nutricionistas ainda explicam que existem diferentes jeitos de consumir a fruta. Ela pode ser ingerida na forma de farinha ou de biomassa (conseguimos obter mais benefícios com esta última). A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa, pode ser batida com um suco ou vitamina.

BENEFÍCIOS DA BANANA VERDE

Além de ser saborosa, a banana verde ainda pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Rica em amido, a fruta também fornece energia para o organismo, regulando o intestino e ajudando na digestão. 
A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. 

Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos. Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas. Quando encontrada na forma de farinha ou biomassa, a banana verde mantém os mesmos nutrientes e calorias. Nesse caso, o amido fica mais resistente e age no organismo da mesma maneira que uma fibra insolúvel: aumenta o volume fecal e a capacidade do corpo de liberar e diminuir as toxinas potencialmente cancerígenas.

Farinha de Banana Verde

A farinha é rica em minerais, pode ser utilizada no dia-a-dia e comprada em lojas de produtos naturais ou mercearias. Nas receitas convencionais, substitua a farinha comum, por metade da farinha de banana verde. O alimento ajuda na absorção lenta da glicose, evitando um estímulo desnecessário de insulina pelo corpo. Em longo prazo, isso previne o surgimento da diabetes, e contribui com um estilo de vida mais saudável. A farinha de banana tem um gosto neutro, e pode ser utilizada na substituição parcial, ou total, da farinha de trigo. Outra opção é polvilhar o farelo nas refeições, em frutas, no iogurte ou até na água. Boa alternativa para o lanche da tarde, no horário que bate aquela fome. Recomenda-se a ingestão de 2 colheres de sopa ao dia, podendo começar com 1 colher de sobremesa ao dia. Além disso, é importante caprichar no consumo de água para ter os efeitos desejados. Caso contrário, pode haver constipação intestinal, o famoso e incômodo "intestino preso".

Biomassa de Banana Verde

Possui as mesmas propriedades da farinha de banana verde e pode ser comprada na forma industrializada (congelada) ou feita em casa. Veja abaixo a receita:

Ingredientes
Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas) 
12 bananas verdes (preferir as orgânicas).
Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos, e deixe a pressão passar naturalmente.
Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta - sem as cascas - para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até sete dias. Quando utilizar a biomassa congelada, retire do congelador no dia anterior, e coloque na geladeira, ou coloque no micro-ondas, em um pote de vidro, por 1 minuto.
Modo de utilização: batido em vitaminas, sucos, caldo de feijão, sopa, patês, massa de pão e bolo, etc.

Grandes vantagens: 

Por que a banana deve ser mantida no seu cardápio: Um estudo intensivo, realizado por três prestigiadas universidades (Berkeley, Cambridge e Twickenham), buscou o alimento considerado perfeito e completo em sua composição e ao alcance da maioria da população. Foi mostrado que, para pessoas que desejam uma solução rápida, não há melhor alimento do que a banana. A banana contém três açúcares naturais: Sucrose, frutose e glicose, que combinada com fibras, dá um substancial aumento de energia. 
Pesquisas provaram que apenas duas bananas te dão energia o suficiente para um exercício intenso de 90 minutos. Não é a toa que a banana é a fruta número um e preferida de todos os atletas no mundo. Mas a energia não é apenas o único benefício, ela te ajuda a prevenir um numero substancial de doenças, fazendo com que ela tenha que fazer parte de sua alimentação.

Depressão: De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

Anemia: Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue que ajuda no caso de anemia.

Pressão Arterial: Por se altamente rica em potássio, portanto baixa quantidade de sódio, ela é a fruta para se combater a pressão alta. O órgão dos Estados Unidos (US Food and Drug Administration) permitiu que a indústria fizesse a propaganda que a banana tem a habilidade de reduzir o risco de pressão alta e derrames.

Poder Mental: 200 estudantes de uma escola primária nos EUA foram ajudados durante o período de provas, eles tiveram que comer bananas no café da manhã, intervalo e almoço. Nesta pesquisa, provou-se que a fruta rica em potássio, ajudou a “molecada” a aprender melhor, devido ao estado de alerta que a fruta produz.

Constipação: Rica em fibras, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.

Ressaca: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um Milk Shake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estomago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite acalma o estômago e te reidrata.

Azia: A banana tem um efeito antiácido natural no organismo, então quando estiver com azia, tente comer banana que ela ajudará a amenizar o mal estar.

Picada de inseto: Antes de tentar uma pomada específica, tente esfregar a parte interna da casca da banana na picada. Muitas pessoas ficaram surpresas com o efeito de reduzir o inchaço e a irritação do local usando deste artifício.

Nervos: Banana é rica em vitamina B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Stress no trabalho e Obesidade: Estudos de um Instituto de Psicologia na Áustria descobriram que a pressão e o stress causados pelo trabalho levavam as pessoas a buscar conforto em doces altamente calóricos como o chocolate. Olhando-se para 5000 pacientes nos hospitais, os pesquisadores descobriram que a grande maioria dos obesos eram as pessoas que trabalhavam sobre pressão. Para se evitar a vontade de comer doces, nós precisamos controlar o nível de açúcar no sangue, comendo alimentos ricos em carboidratos a cada 2 horas, e a banana é perfeita para isso.

Fumo: A banana também ajuda as pessoas que estão tentando parar de fumar. A vitamina B6 e B12 contidas na banana juntamente com o potássio e o magnésio ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina que as pessoas que tentam parar de fumar sentem.

Derrames: De acordo com a pesquisa no The New England Journal of Medicine, incluir a banana em sua alimentação diária pode ajudar em 40% a chance de mortes devido ao derrame.

Portanto, a banana é realmente um remédio natural para várias doenças. Quando você a compara com uma maça, ela tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro de outros minerais e vitaminas. Também é rica em potássio, sendo uma das melhores fontes deste juntamente com o melão.

Mas não é para todos: Apesar das vantagens da fruta, alguns grupos devem ingeri-la com muita moderação. Entre eles estão os obesos e os diabéticos. A banana possui elevado índice glicêmico (IG), ou seja, faz o corpo produzir grande quantidade de insulina. Isso deve ser levado em conta porque a insulina é um hormônio que tem o poder de carregar o açúcar para dentro dos músculos na forma de glicogênio. Só que esses depósitos possuem capacidade limitada, o que faz com que todo o excesso de glicose no sangue seja convertido em ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados na forma de gordura. Quem sofre de insuficiência renal também precisa evitar o alimento, devido à grande quantidade de potássio existente nele e que, em excesso, é muito perigoso a esses pacientes.

Agora, se você não se enquadra nessas categorias que têm restrições à deliciosa fruta, saboreie a receita acima, e desfrute de seus benefícios.

LEA MANSUR
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments: