Coreia do Norte Bloqueia Complexo Industrial Binacional



Foto: AFP

A Coreia do Norte manteve fechado na última quinta-feira (4), pelo segundo dia consecutivo, o acesso ao Complexo Industrial Binacional de Kaesong, a 10 km da fronteira com a Coreia do Sul, em meio à crescente tensão militar na Península Coreana, que opõe o fechado regime de Pyongyang a Coreia do Sul e EUA.

Na última quarta-feira (3), a Coreia do Norte proibiu o acesso de trabalhadores sul-coreanos ao complexo, aberto em 2004, e que simboliza a cooperação intercoreana, além de ser uma fonte essencial de divisas para a Coreia do Norte. A Coreia do Norte não informou durante quanto tempo manterá o bloqueio.

Em Kaesong trabalham mais de 50.000 norte-coreanos, a maioria para pequenas empresas sul-coreanas, que atuam na área de fabricação de roupas, calçados, relógios, utensílios domésticos, etc. O Parque industrial que conta com pesados investimentos sul-coreanos, até o momento se mantinha em atividade. 


Aval para ataque nuclear

A Coreia do Norte intensificou sua retórica agressiva na última quinta-feira (4) ao advertir que seu Exército recebeu a autorização final, para lançar um ataque contra os Estados Unidos, com a possibilidade do uso de armas nucleares.

E foi anunciado pelo exército, que uma explosão (da situação) pode ocorrer a qualquer momento, como também disse que, os EUA deveriam pensar melhor sobre a atual e grave situação, considerando  que o voo de bombardeiros B-52 e B-2 americanos, sobre a Coreia do Sul, foi o que agravou a situação.

Em resposta imediata, a Casa Branca, exigiu que a Coreia do Norte pare de fazer ameaças, e respeite suas obrigações internacionais, disse a porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Caitlin Hayden. 

THERESE MOURAD
Fonte: Globo.com
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário