Cromoterapia


A cromoterapia é a ciência que emprega as diferentes cores para alternar, ou manter, as vibrações dos corpos sutis na frequência que resulta em saúde, bem estar e harmonia. Os raios coloridos podem ou não ser visíveis ao olho humano. Pode ser aplicada fisicamente, através de uma exposição efetivas aos raios luminosos, ou mentalmente, através de técnicas de sugestão, visualização e ou meditação. 

Quando a célula adoece, muda de coloração. A aplicação de raios coloridos sobre as partes doentes obriga-se a retornar a vibração que lhes é própria, porque injeta uma onda vibratória contínua, semelhante a aquela própria das células componentes do agrupamento, quando sadias.  A projeção colorida vibra através dos corpos sutis até os xacras, localizados no corpo elétrico, que a transfere para os plexos no sistema nervoso do corpo físico, propriamente dito. A cromoterapia é um tipo de tratamento que consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional do paciente. A palavra tem origem no grego "khrôma" que significa "cor".

Historiadores afirmam que no Antigo Egito a cor, através dos raios solares, já era usada para o benefício do ser humano. Mais tarde, no século XVIII, o cientista alemão Johann Wolfgang Von Goethe, conduziu uma pesquisa exaustiva a respeito das cores, concluindo que elas têm um determinado efeito. Ele concluiu que o vermelho estimula, o azul suaviza, o amarelo alegra, e o verde é relaxante. Contudo, a cromoterapia só chegou ao Ocidente no século XIX. Nos dias de hoje, a cromoterapia está relacionada com as sete cores do espectro solar, e normalmente um suporte com uma lâmpada de 25 watts é usada no tratamento, onde é colocado a 5 cm da pele, atuando durante aproximadamente 3 minutos. 

Esta terapia alternativa tem muitos críticos na comunidade científica, que afirmam que no caso da cromoterapia, o efeito placebo é um fator muito importante na cura de alguns pacientes. A cromoterapia é muitas vezes ligada com algumas práticas esotéricas, como o Feng Shui, os cristais e a astrologia. Em muitos casos, as sete cores usadas na cromoterapia estão diretamente ligadas aos xacras, que são considerados campos de energia que têm influência nas nossas emoções e corpos.

          O significado de algumas das cores usadas na cromoterapia

Vermelho: É uma cor poderosa e deve haver precauções no seu uso, pois em excesso pode provocar nervosismo e ansiedade. Pode despertar a sexualidade e erotismo.  
Área de atuação: ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. O vermelho, está ligado ao xacra básico, que está localizado no baixo ventre e que comanda a coluna vertebral.

Laranja: É uma cor alegre e antidepressiva. 
Área de atuação: rejuvenesce e melhora o metabolismo e o sistema digestivo. Pode elevar a pressão sanguínea. Corresponde ao xacra umbilical, que comanda as ações relacionadas com o sexo. Influencia o processo de tomar decisões.

Amarelo: É uma cor inspiradora por isso pode provocar alguma distração e perda do foco. Esta cor influencia o dinamismo e a capacidade de expressão. 
Área de atuação: olhos, ouvidos, ossos e tecidos internos. Está ligada ao xacra Plexo Solar que rege o estômago e corresponde ao poder pessoal e satisfação.

Verde: É uma cor associada à natureza, tranquilidade, equilíbrio e saúde. 
Área de atuação: problemas cardíacos, dores de cabeça, insônias, etc. É uma cor referente ao xacra cardíaco, que comanda o coração e o sistema circulatório.

Azul: É uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. 
Área de atuação: baixa a pressão arterial, tem função analgésica. Corresponde ao xacra laríngeo, que atua no sistema respiratório e faz a gestão da expressão verbal.

Índigo: É uma cor que simboliza a intuição e a compreensão. 
Área de atuação: purifica o sangue e tem um efeito anestésico e coagulante. É representada pelo xacra frontal, localizado no centro da testa e que controla o sistema nervoso.

Violeta: É uma cor relacionada com a estabilidade e paz na consciência. Promove a concentração e eleva a autoestima. 
Área de atuação: acalma os nervos e os músculos do corpo, e elimina infecções e inflamações. O xacra correspondente é o coronário, localizado no alto da cabeça e que está relacionado com a concentração e espiritualidade.

A Cromoterapia está fundamentada em três ciências:

Medicina - A arte de curar;
Física - Ciência que estuda as transformações da energia, sua origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, frequência e velocidade;
Bioenergética - Ciência que demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital.
A Cromoterapia traz benefícios aos portadores de qualquer disfunção, começando por aliviar as dores e finalmente pela recuperação dos pacientes, na maioria das doenças. Salienta-se a eficácia da Cromoterapia no tratamento da enxaqueca, doença que atinge um terço da população mundial adulta, conforme estatística da OMS (Organização Mundial de Saúde). 

A causa principal da Enxaqueca é energética (entrada de energia cósmica pela região occipital), mas pode estar aliada a uma disfunção orgânica como tensão pré-menstrual, má digestão, sinusite, problemas de visão, obstrução das carótidas que conduzem o sangue até os neurônios, compressão das vértebras da coluna cervical, etc. A Cromoterapia faz o equilíbrio do fluxo energético e trata a causa física, eliminando a dor e restabelecendo a saúde após uma série de aplicações, numa média de dez a quinze sessões. 

A Cromoterapia, consta da relação das principais terapias alternativas ou complementares reconhecidas pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimentos Primários em Saúde de 1962, em Alma-Ata. Essa relação foi ratificada pela OMS em 1983, através do Diretor Geral do World Health Organization - OMS, Dr. Halfdan Mahler, e pelo Diretor do Programa de Medicinas Tradicionais da OMS, Dr. Robert Bannerman.

    Cromoterapia Como Complemento no Tratamento de Algumas Doenças

Podemos destacar os Egípcios, os Gregos, os Chineses e Indianos. Veja abaixo alguns dos casos onde a Cromoterapia pode ajudar:
Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos.

Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo e ingestão de água solarizada.

Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: Banho de luz amarela e verde, localizados.

Bronquite: Respirar a cor laranja e tomar suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.

Cansaço: Banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.

Coceira: Banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada

Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.

Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.

Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.

Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.
Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, Fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.

Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.

Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.

Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo.

Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e ingerir água solarizada índigo, 2 vezes por dia.

Insônia: Aplique a luz azul e índigo.

Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.

Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer. 
Obs.: A Cromoterapia não dispensa o tratamento médico.

                                 Formas de Tratamento

Lâmpadas coloridas: Para usar a luz de lâmpada coloridas você pode adaptar spots (fixo) ou bastão com bocal com lâmpadas de 25 Watts com a cor necessária para o tratamento. No caso do spot fixo, as lâmpadas devem ser direcionadas para a região afetada no paciente, que pode estar deitado ou sentado. No caso do bastão, você pode aplicar em movimentos circulares, no sentido horário, numa distância de 5 a 10 cm da pele. O tempo de exposição de cada cor varia de 3 a 10 minutos.

Janelas coloridas: Nas janelas, onde os raios de sol penetram (de preferência no período da manhã), você pode colocar papel celofane, na cor necessitada. Sente-se sob a projeção da luz. Tempo de exposição aproximadamente 5 a 10 minutos.

Água Solarizada: Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável filtrada, envolvendo-o com papel celofane colorido (na cor recomendada), sem encher o copo até a borda. A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido. Se o dia estiver nublado, deixe o recipiente exposto ao sol à manhã toda. Faça a água solarizada todos os dias, pois algumas cores deterioram-se em pouco tempo.  Por exemplo, as cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) deterioram-se em dois dias, as cores frias, podem durar até uma semana se guardadas na geladeira. Deverão ser tomados dois copos de água solarizada ao dia, sendo um pela manhã, em jejum, e o outro à noite antes de dormir. A duração desta técnica de tratamento estende-se até a melhora do sintoma. Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).

CORES PARA FAZER ÁGUA SOLARIZADA E SUAS PROPRIEDADES


ÁGUA SOLARIZADA AMARELA

 O amarelo é a mistura da luz vermelha com a luz verde, por isso, contém metade da força estimulante do vermelho e metade da capacidade regenerativa do verde. Tem capacidade tanto de estimular como de restaurar as células debilitadas. Depois do branco, esse raio é o que fornece o máximo de energia.
Sua propriedade expansiva torna a mente mais clara e lógica, desenvolvendo a racionalidade e deixando o indivíduo aberto para novas ideias c interesses. Amplia nossos horizontes, tornando a vida mais empolgante e divertida. Quando sentimos a vida vazia, faz-se necessário sintonizar-se o raio amarelo para que novas ideias comecem a fluir.   Beba esta água de frequência amarela se pretender a iluminação, a sabedoria, o intelecto, a alegria, a diversão, a percepção e o verbo. Em falta esta cor causa medos e covardia. 

Propriedades: Estimulante dos nervos motores, da digestão, do fluxo da bílis e do pâncreas; geradora de energia. Purificadora do estômago, dos intestinos, da pele, da corrente sanguínea e do fígado. É vermicida. Esta cor estimula o intelecto assim como a comunicação. É o último dos raios que trazem calor e extroversão. Está associada com discriminação mental, organização, atenção aos detalhes, avaliação, inteligência ativa. Além disso, o amarelo aumenta a expressão e a liberdade. Estimula, flexibilidade e se adapta às mudanças. É associada também a boa sorte. O raio amarelo é responsável pela condução do fluxo magnético positivo que, além de fortalecer os nervos, ajuda o cérebro.

Utiliza-se o amarelo como purificador de todo o sistema, mas é particularmente na pele que se manifestam suas poderosas propriedades curativas, estimulando a regeneração dos tecidos, acelerando o processo da cicatrização, amenizando cicatrizes e manchas, como também eliminando as impurezas dos poros. Portanto, é recomendado nos casos de espinhas, cravos, furúnculos. É absorvido através do plexo solar, que é um centro muito importante para todo o sistema nervoso e para o controle do processo digestivo, provocando o aumento da produção de sucos gástricos, responsáveis por uma boa digestão. Estimula o processo assimilativo do organismo.

Tratamentos com a cor amarela: Digestão lenta, problemas do baço, do fígado e do pâncreas, diabetes, problemas de pele, esgotamento, depressões, hemorroidas, indigestão, prisão de ventre, paralisias, cicatrizes e manchas na pele.

ÁGUA SOLARIZADA LARANJA

É uma combinação do vermelho e do amarelo. Seu poder de cura é maior que as duas cores isoladamente. O laranja é uma cor acolhedora, estimulante. É a cor da felicidade, a cor social, estimula o otimismo, expansão, equilíbrio emocional, confiança, automotivação, mudanças, entusiasmo e senso de comunidade. A cor laranja é ótima para qualquer aposento onde se reúnam grupos de pessoas para conversar e se divertir. O laranja, além da vitalidade física proporciona também o rejuvenescimento. Sua energia atua diretamente no campo etérico, devido à escala vibracional desse corpo ser da mesma frequência vibracional da cor laranja.
A cor de laranja está relacionada com a expressão física do Sol. Compre esta garrafa para obter através da sua cor, prosperidade, alegria, coragem, sabedoria, ambição, criatividade e sexualidade seletiva. Em falta esta cor pode provocar sono e cansaço extremo. 

Propriedades: É estimulante da circulação do sangue, do metabolismo do cálcio, da tireoide, das hormonais. Age sobre o baço, o pâncreas, o fígado, a vesícula, os rins (cálculos) e as alergias. Possui efeito antiespasmódico, sendo, portanto aplicados a casos de espasmos musculares e cãibras de qualquer natureza. Fortalece e expande os pulmões; tonifica o estômago e ajuda no metabolismo do cálcio é laranja. Ameniza as perturbações emocionais que afetam o estômago, porém pode causar vômito. É responsável pelo estimulo das glândulas mamarias, aumentando a produção de leite após o parto. É um agente capaz de corrigir raquitismo ou fragilidade óssea e, assim como o vermelho, o laranja também possui efeito estimulante, podendo ser aplicado na falta de vitalidade. 

Tratamentos com a cor de laranja: Asma, bronquite, vesícula, rins, bexiga, hipotireoidismo, constipações, reumatismo crônico, tumores, alergias, fígado, pâncreas e ovários. Usa e abuse desta garrafa de cor para obter alegria de viver e extroversão. A garrafa de cor laranja afasta o medo, aviva as emoções e esta cor está relacionada com sentimentos fortes vindos do âmago. É excelente para remover as inibições, repressões e condicionamentos do passado.
  
CUIDADO: Não deve ser utilizada a cor laranja em tratamentos de inflamação dos nervos.

ÁGUA SOLARIZADA VERMELHA

Beber Água Solarizada de frequência Vermelha vai colocar as suas células a vibrar em vermelho. O vermelho representa o fogo, a saúde, a valentia, as paixões, a sexualidade, a acção, a conquista, o movimento. Em excesso causa irritação, violência, abuso do poder e ira. Compre esta garrafa se necessita de uma cor para o movimento e para a atividade vital. 

Propriedades: Funciona como um energizador e um vitalizador do fígado, do físico em geral e do sistema muscular. É estimulante e excitante para o hemisfério esquerdo do cérebro e para a circulação sanguínea. Descongestiona as mucosas e relaxa os músculos.

Tratamentos com a cor vermelha: Anemias, asma, bronquites, constipações, congestões, doenças do sangue, pneumonias, prisão de ventre, tuberculose, melancolia, depressão.

ÁGUA SOLARIZADA AZUL

Azul é a cor do céu, da verdade, da devoção, da intuição, da meditação, da expansão, da calma, da sinceridade, do poder no plano mental. Beber esta água vai fazer com que o seu xacra laríngeo seja ativado, para que possa falar, dizer o que sente, com um toque do coração e um toque da mente. Dizer o que deve no momento adequado. Liberte-se do que não disse e dos arrependimentos que se irão dissolver no azul da água. 

Propriedades: O azul tem uma ação anti-inflamatória, antisséptica, antipirética, analgésica, regeneradora, adstringente, refrescante e bactericida. Aumenta as defesas do organismo e reduz o ritmo cardíaco, diminuição do ritmo respiratório, redução da pressão sanguínea, inibição da descarga de adrenalina, efeito hipnótico no sistema nervoso central. Reduzindo os ritmos cardíaco, respiratório e nervoso, o organismo tende a recarregar-se de energia.

Tratamentos com a cor azul: Febre, comichão, dores de garganta, dores de ouvidos e de olhos, dores de dentes, cólera, diarreias, histeria, doenças renais, gastrites, insônias, laringites, cólicas menstruais, palpitações, coluna, reumatismo, sarampo, vômitos, estados emocionais alterados e epilepsia.


ÁGUA SOLARIZADA VERDE

O verde é a cor média do espectro da luz. Está entre o vermelho e violeta, sendo, portanto a cor do equilíbrio e da harmonia do corpo físico, mental e emocional. Estimula sentimentos de equilíbrio, harmonia, paz, esperança, crescimento e saúde. Ele é encontrado em todo a natureza, simbolizando a fartura e renovação das forças do universo. É excelente para qualquer aposento, calmante e energética ao mesmo tempo.  O verde é a energia da juventude, do crescimento físico, da fertilidade, da esperança e da vida nova. Desperta a necessidade de uma diretriz sólida, promovendo a segurança.  Beber esta água vai abrir-lhe o coração. A cor verde representa o começo da vida na Terra. É a cor da vegetação, abundância, fartura, fertilidade, esperança, juventude. É a cor da germinação. Em falta vai fazer com que sinto um extremo vazio emocional. 

Propriedades: Combate infecções, inflamações e intoxicações. É dilatadora, bactericida, desinfetante, antisséptica. Alivia tensões e emoções. Estimula a fertilidade, o crescimento e a hipófise. Possui efeito calmante, refrescante e, suavizante em todo o organismo, agindo como regenerador e balanceador dos órgãos e sistemas. O verde é fundamental para o tratamento do estresse. Como cor predominante da natureza, faz-nos sentir um grande bem estar ao termos contato com eles nos campos. 

Esta cor é considerada um tônico sexual e afrodisíaco, mas seu efeito é diferente do vermelho. O verde permite que a sexualidade possa fluir de tal forma que essa energia possa trazer efeito benéfico ao organismo, o que pode ser constatado na prática do tantra. Sua força equilibrada exerce importante função no corpo etérico. Age como calmante emocional, amenizando as perturbações dessa origem e ajudando a remover os medos. 

Tratamentos com a cor verde: Asma, dores de cabeça, problemas de fígado e de coluna, hipertensão, insônias, doenças da pele, diarreias, febres, nevralgias, sinusites, úlceras, problemas do coração, irritabilidade, hemorroidas. Ameniza os problemas mentais e emocionais.

ÁGUA SOLARIZADA VIOLETA

O violeta é associado à mediunidade e intuição. Quando alguém escolhe a cor violeta como favorita, normalmente é uma pessoa cheia de ilusões, inspirada, que acredita no futuro e é capaz de sintonizar o interior dos outros. O uso da cor é eficaz nas pessoas nervosas e excitadas, nestas o efeito da cor é rápido e visível. 

Esta cor proporciona equilíbrio da mente, reverência, silêncio e paz interior. Purifica e limpa as impurezas no nível mental do ser.  Esta garrafa vai trazer-lhe transmutação, sobriedade e fé. É a cor da passagem de um estádio para outro, da alquimia, da meditação e da elevação da consciência. Cor da inspiração, da alta criatividade, capaz de eliminar o ódio, os ciúmes, a angústia e os medos. 

Propriedades: Cicatrizante. Estimulante do baço e da leucocitose. Depressor cardíaco. Alimenta o sangue. Alimenta a região superior do cérebro. Ameniza os estados de irritação. É desinfetante e purificadora. 

Tratamentos com a cor violeta: Dores de coluna, dor ciática, meningite, perturbações mentais, perturbações nervosas, reumatismo, rins, problemas da bexiga, epilepsia, pele, choques, alcoolismo, vícios, indigestão, cistites, raquitismo, tosse e queda de cabelo, o violeta detém o crescimento de tumores.

ÁGUA SOLARIZADA DOURADA

O dourado é a cor da sabedoria e é indicativo de uma alta espiritualidade. No xacra coronário a cor dourada promove maior abertura, entendimento mental e intelectual.

As auréolas dos Santos são douradas.  A cor dourada simboliza a mais alta vibração de energia, a força universal da vida e da energia divina. É a encarnação de espiritualidade genuína. É uma cor extremamente espiritual. Através desta água receba os ensinamentos cósmicos, aceite a sabedoria e a iluminação. 

Propriedades: Imaginação e criatividade. Forte consciência social. Sacrifício. Entusiasmo controlado e motivação. Partilha. 

Tratamentos com o dourado: Desenvolve a capacidade emocional e de expressão de sentimentos fortes. Pode ser utilizada para combater dores nas articulações, baixa autoestima e fraqueza do sistema imunitário. Mau-humor, timidez, incerteza, ingratidão, indiferença.

ÁGUA SOLARIZADA ROSA

É uma cor benévola que amina e vivifica. É a cor do prana que recebemos no xacra esplênico. É a cor do coração no sentido poético, mas que pode socorrer as funções cardíacas. A cor rosa tem a função de equilibrar o comportamento da corrente sanguínea. Engloba as qualidades da cor vermelha, de forma mais branda. É a cor do enlaçamento de dois seres, do ato sexual com responsabilidade da criação. É reformuladora, acalma e harmoniza processos desequilibradores de energia, prepara o físico para receber outras cores, vence as barreiras do corpo. 

 A cor rosa é uma mistura de branco e vermelho. Como rosa é uma combinação de vermelho (que é uma cor estimulante que simboliza entre outras coisas paixão e amor) e branco (que consiste no conjunto de todas as cores e simboliza o divino e o cósmico), rosa é assim uma cor que expressa amor cósmico. Ao beber esta água vai sentir-se plenamente envolvido (a) em amor.  A água solarizada de cor rosa desperta carinho, amor e desejo de dar, tem um efeito quente e envolvente sobre a mente e ajuda a restaurar a juventude. 

Propriedades: Não deve ser usado para tratar pessoas nervosas. Usada no tratamento de problemas psicológicos como a melancolia e depressão. É útil nestas áreas, devido à sua capacidade de incutir no usuário a sensação de estar alimentado, amado e protegido. Trata situações de falta de autoestima e um sentimento de solidão e de não ser amado. 

Tratamentos com a cor rosa: A energia do rosa também irá ajudar a incutir o sentimento de partilha e de ajudar os outros.

ÁGUA SOLARIZADA INDIGO

O índigo contém a capacidade de ampliar a nossa compreensão. A cor índigo combina a devoção do azul com o pensamento lógico do estabilizante vermelho. Esta cor tem o poder de retirar qualquer tipo de obsessões. Esta água está relacionada com a intuição. Ao beber água solarizada índigo, vai despertar para que o seu canal seja percebido na sua mente de forma clara. É a cor da corrente psíquica dos corpos subtis, a cor do entendimento do outro. 

Propriedades: Cor fria, elétrica, adstringente e anestésica. Estimulante da paratireoide. Depressora da tiroide. Aumenta a defesa imunológica (fagocitose). Purificadora da corrente sanguínea, Tonica muscular e depressora respiratória. O índigo possui efeito dissipador, relaxante das tensões e ao mesmo tempo se encarrega de energizar o corpo físico. Induz a anestesia local e às vezes anestesia geral, podendo até provocar total insensibilidade à dor. Essa cor é eficaz no tratamento das doenças que afetam os órgãos da percepção olhos, ouvidos e nariz. Ajuda a expandir a mente, liberando-a dos medos e inibições, efeito semelhante ao da cor laranja.

Tratamentos com a cor índigo: Dores de garganta, ouvidos, olhos, apatia, asma, bronquite, pneumonia, convulsões, tosse, sinusite, cólicas abdominais, reumatismo, hemorragias, hipertireoidismo, obsessões. Estimula a intuição, acalma a mente e eleva a consciência. Excelente no tratamento de insônias, pois este xacra está intimamente relacionado com a glândula pineal. Melhora a visão, a audição e o olfato nos planos físico, emocional, mental e espiritual.

LEA MANSUR
Gazeta de Beirute
Fonte: Kaleidosol 
Teresa Kam Teng
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário