Esparadrapoterapia


O Professor  japonês  Nobutaka  Tanaka,  Acupunturista e Osteopata, 
descobriu através de  suas práticas clínicas, que  o fluxo de energia que circula pelo corpo, move-se de forme espiral. A partir disso, desenvolveu a técnica da aplicação de tiras de esparadrapo, que restabelecem a circulação correta da energia do local, proporcionando vários efeitos benéficos: alívio da dor, diminuição da inflamação, relaxamento muscular.

O que é spiral taping?

É uma técnica de tratamento que consiste na colagem de fitas adesivas sobre a pele, proporcionando uma melhora imediata nas dores, contraturas, distensões, processos inflamatórios e outros.
Essas fitas geram estímulos que são levados ao cérebro e a resposta retorna em forma de reequilíbrio muscular e articular, proporcionando o alívio das dores, o relaxamento das tensões musculares, diminuição de edemas, melhora da mobilidade e do desempenho nas atividades.

Como e por que funciona?

A colagem das fitas gera estímulos cutâneos que são levados ao cérebro pelas vias sensitivas e a resposta retorna pelas vias motoras e sistema nervoso autônomo, levando à melhora da circulação e regularização do metabolismo e tônus muscular. Spiral Taping é uma técnica que mescla os conhecimentos das medicinas oriental e ocidental. Isso porque trata a parte física (músculos, articulações, inervações) e a energética, utilizando pontos e teorias de acupuntura para reequilibrar o fluxo de energia vital. Dessa forma possibilita o reequilíbrio dos grupos musculares e das articulações, contribuindo para a normalização da postura.

Spiral Taping é aplicada duas vezes por semana, em sessões rápidas. O paciente fica com os movimentos livres e, depois de duas horas, pode lavar o local sem problemas. O tempo ideal de permanência das fitas é de três dias; após esse período, a pessoa deverá ser reavaliada pelo terapeuta. Com isso conseguimos montar um sistema de tratamento que funciona com repetitividade de resultados e com comprovação científica através de estudos termográficos.

Efeitos:

Anti-inflamatório: normaliza a temperatura local.

Analgésico: age ativando a circulação sanguínea e o sistema nervoso autônomo, aliviando a dor.

Sinergismo Muscular: regulariza a tônus dos grupos musculares agonista, antagonista e sinergista.

Equilíbrio Energético: através da colagem de fitas nos pontos de acupuntura.


Estudo cientifico:

Pesquisas realizadas na Universidade de Osaka-Japão, comprovaram através de termografia a ação da técnica Spiral Taping. Com a aplicação das fitas, verificou-se o alívio imediato nas dores aumento dos movimentos articulares. Em poucos minutos, notou-se uma significativa alteração da temperatura local, indicando uma diminuição na inflamação.

Como surgiu o spiral taping:

A técnica surgiu no Japão, através de intensas pesquisas realizadas pelo professor Nobutaka Tanaka, acupunturista e osteopata.
Hoje, esta técnica já está sendo reconhecida tanto na área esportiva, como por importantes entidades no Japão e Estados Unidos:

NATA - National Athletic Trainers Association (USA), entidade que reúne treinadores profissionais de atletas, com 23.500 filiados;

Previdência Social do Japão;

Conselho Japonês de Educação Física;

Universidade de Medicina de Sapporo (Japão);

Universidade de Osaka (Japão);

Universidade de Adam Smith (Havaí);

Faculdade de Acupuntura da Coréia.

Além dos Estados Unidos e Japão, o Spiral Taping está sendo amplamente divulgado na Coréia, Tailândia e Brasil.



O que diferencia o spiral taping de outros tratamentos:

Efeito imediato;

Desaparecimento completo da dor em 80% dos casos;

Possibilidade de tratamento curativo de lesões, alívio de sintomas e tensões musculares, sem afastar o paciente do seu posto de trabalho;

É uma terapia totalmente indolor e sem o uso de medicamentos;

Efeito colateral praticamente nulo;

Tempo reduzido de terapia, de 15 a 30 minutos, sendo que o paciente fica, no máximo, 3 dias com a fita;

Número reduzido e sessões até a recuperação completa;

Terapia de baixo custo.

Quem pode ser tratado:

Qualquer pessoa, desde crianças até idosos. Em atletas, o Spiral Taping mostrou-se um excelente método de tratamento, tendo sua eficácia comprovada por diversos esportistas tratados.

Indicações e prevenção:

É indicado no tratamento de doenças relacionadas ao trabalho como a L.E.R. (lesão por esforço repetitivo) e D.O.R.T. (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), problemas na coluna e lesões desportivas como inflamações de tendões e músculos, torções no tornozelo, joelhos, lesões articulares e musculares.
O Spiral Taping pode ser usado como um método preventivo por pessoas que desejam evitar problemas de saúde decorrentes de práticas profissionais ou esportivas.

LEA MANSUR
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário