Espiões Libaneses na mira da justiça



O Juiz Saqr Saqr, nesta última quarta-feira, acusou cinco pessoas, entre eles dois irmãos, de colaborarem com o Exército de Israel.

Saqr encaminhou o caso para o Juíz Riyad Abu Ghaida e relatou que estas cinco pessoas são libanesas, e estavam enviando informações importantes do Líbano para Israel.

Os espiões também já estiveram em Israel, e possuem também passaportes israelenses. Junto a um dos espiões foi encontrado sofisticados dispositivos de transmissão.

Casos como esses são frequentes no Líbano, mas segundo as forças internas do país, em muitos dos casos, os acusados, são de origem árabe, porém também de outras nacionalidades, como sírios, egípcios, sudaneses, entre outros. 

Em Janeiro de 2013, um general do Exército libanês e sua esposa também foram acusados de colaborarem com Israel, e o julgamento será realizado no final de Abril.

Também em Janeiro, o Juiz Imad Zein, decretou a pena de morte para um homem do Exército libanês de alta patente por cooperar com Israel na guerra de 2006. 

Além de pessoas, já foram encontrados diversas vezes dispositivos de espionagem israelense em solo libanês.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
10-03-2013
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário