Israel satisfeita com garantias de Obama


Israel está satisfeita com as garantias feitas pelo presidente norte-americano, Barack Obama, sobre o programa nuclear iraniano durante o primeiro dia da sua visita oficial a Jerusalém, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Yuval Steinitz.

O presidente comprometeu-se energicamente a atuar contra o programa nuclear iraniano, e também a reforçar a cooperação militar, diplomática e no setor de inteligência entre os dois países, afirmou Steinitz, também responsável pelo diálogo estratégico com os Estados Unidos.

Também anunciou o início das discussões sobre a prorrogação da ajuda militar norte-americana a Israel, depois de 2017, acrescentou Steinitz. Na quarta-feira, Obama citou um novo acordo de 10 anos que substituirá o que está atualmente em vigor, que expira em 2017, para a ajuda militar a Israel, que atualmente supera três mil milhões de dólares anuais.

Barack Obama, que está de visita em Ramallah, declarou que o Estado Norte Americano continua apoiando a ideia de criação de um estado palestino independente.

Intervindo juntamente com o presidente da Autonomia Palestina, Mahmud Abbas, em entrevista coletiva, Obama declarou que tanto Israel como a administração da Autonomia Palestina devem reconsiderar suas posições para tornar possível uma solução pacífica do conflito.

Mahmud Abbas salientou que, para ser possível alcançar uma solução pacífica do conflito palestino-israelense é preciso, antes de qualquer coisa, vontade política. 

Enquanto isso, na Síria, técnicos da ONU vão investigar a situação do uso de armas químicas na província síria de Aleppo, informou esta quinta-feira (21), o Secretário-Geral da organização, Ban Ki-moon. Segundo ele, a investigação deverá começar o mais depressa possível.

Antes, o porta-voz do MRE da Rússia, Alexander Lukashevich, declarou que Moscou está pronta a enviar os seus próprios técnicos à Síria, para se inteirar sobre a situação relacionada ao uso de armas químicas na província de Aleppo.

THERESE MOURAD
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário