Líbano ON ou OFF?


Earth Hour(Hora do Planeta), é um evento organizado pela World Wildlife Fund, que encoraja pessoas do mundo inteiro a apagar as luzes de suas residências ou locais de trabalho, por uma hora, durante um dia do ano, geralmente no final de Março. O Objetivo é a conscientização da população mundial sobre os problemas envolvendo a nossa Terra, como o aquecimento global. No entanto, no Líbano, em grande parte do país,  há falta de eletricidade é intensa, contínua e involuntária.

Em certos lugares, apenas há eletricidade por 6 horas durante o dia todo, e em casos mais extremos, há dias que não há eletricidade o dia inteiro, este é o caso dos bairros mais simples do Líbano. 
E até mesmo em bairros melhores, porém não os melhores, ainda assim há cortes menores na eletricidade. Para um povo que, diariamente, não tem eletricidade 24 horas por dia em suas casas, o evento não parece ser muito convidativo.

Em alguns lares, eletricidade e alegria são sinônimos, pois quando há eletricidade a televisão é ligada, o computador, e os serviços domésticos podem ser realizados. O simples fato de poder lavar as roupas na máquina de lavar, dá um certo alívio, até mesmo para tomar banho no Líbano, é necessário eletricidade em casa, pois sem ela, não há água quente. 

Conversando com alguns libaneses de diversos bairros, sobre o EVENTO HORA DO PLANETA, as respostas foram engraçadas, é como se diz: “rir para não chorar”.

“Este evento é para pessoas ou bairros da classe alta, onde a eletricidade não é esperada ansiosamente, nas casas luxuosas, e grandes empresas isso não acontece, e se acontece é por pouco tempo”.  Disse Nabil Abdallah.

“Aqui  existe as HORAS DO PLANETA, ou até mesmo os DIAS DO PLANETA, acho que já é o suficiente”, Afirmou George Boutros.

Porém, muitos libaneses de Achrafieh estão se unindo a comunidade global para celebrar o evento, e voluntariamente, cortar a energia por uma hora ( por mais uma hora srsr).  Até mesmo uma campanha, está sendo realizada para que os libaneses participem.

“Em Achrafieh, a eletricidade chega a ser cortada de 3 a 6 horas por dia, não é das piores, mas comparando-se com outros países nós vivemos em um blackout (apagão), nas trevas”, disse o Sr. Abdul, um morador antigo do bairro que não vai fazer parte do evento.

O primeiro evento Earth Hour foi realizado em 2007, quando mais de dois milhões de pessoas na Austrália, desligaram as luzes de suas casas e empresas. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas no planeta participaram.

Também apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sidney, entre outros ícones em todas as partes do planeta. No Brasil, pontos turísticos como o Cristo Redentor, e o Pão de Açúcar, tiveram a iluminação apagada por uma hora.

Em 2013, a Hora do Planeta será realizada no dia 23 de Março, das 8:30 até 9:30 no horário local de cada país.

Nader Ghandour , um libanês do Vale do Bekaa afirmou:
“Talvez muitos libaneses participem desse evento, afinal já estamos acostumados e talvez mesmo sem nossa escolha, a eletricidade seja cortada, como acontece todos os dias”.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
18-03-2013
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário