Mudanças Físicas na Aparência


Algumas mudanças físicas na aparência podem indicar que algo não anda bem com a sua saúde. Além da dor e do mal estar, o corpo dá outros indícios de que o organismo esta com algum problema. Esses sinais, inclusive, podem ser vistos no espelho. O aparecimento repentino de olheiras, por exemplo, pode ir alem de uma noite mal dormida, assim como o aumento da queda de cabelo. Mas como perceber que uma simples alteração na aparência pode significar algo mais grave? Deve-se desconfiar quando tais mudanças ocorrem sem motivos aparentes, e ainda acompanhadas de outros sinais. Na dúvida, se algo está diferente do habitual, agende uma consulta com o seu médico.

Observar as mudanças que ocorrem em seu próprio corpo pode ser a maneira mais eficaz de prevenir e tratar rapidamente diversas doenças. Abaixo listarei algumas alterações físicas que podem ser provocadas por problemas no funcionamento do organismo.

-> Mudança na textura da pele: alterações hormonais podem acarretar esse tipo de alteração. Contudo, o uso inadequado de cosméticos ou a própria idade da pessoa também influencia nesse caso.

-> Pintas: devem receber atenção quando apresentam alguma mudança ou se tiverem um aspecto assimétrico, com bordas elevadas e tonalidades diferentes. Algumas pintas podem se modificar e se tornar um melanoma, considerado um tipo de câncer de pele. E dependendo do estagio, podem ser letais.

-> Queda de cabelo: alterações hormonais e distúrbios relacionados à tireoide podem fazer os fios caírem com mais intensidade. Deficiências nutricionais e algumas doenças de pele podem provocar o mesmo problema. Porém, nem sempre é um sintoma anormal, pois pode ser reflexo de uma renovação de fios. Apenas um exame pode diagnosticar a real causa da alteração.

-> Manchas brancas: podem ser sinais de micose (infecções causadas por fungos) ou apenas manchas causadas pelo sol.

-> Lábios rachados: além de ressecamento, pode significar o desenvolvimento de herpes, carência de vitamina B12 ou de ferro, além de infecção causada por fungos.

-> Alteração brusca de peso: distúrbios hormonais, ocasionados por alterações na tireoide, e diabetes tendem a ocasionar o aumento ou diminuição de peso. Problemas psicológicos, como a depressão, também devem ser investigados. Entretanto, deve-se lembrar de que se trata de uma grande quantidade de possíveis diagnósticos, assim, é indicada uma avaliação detalhada feita por um médico.

-> Olheiras: demonstram no geral, cansaço e falta de sono, mas também podem aparecer em algumas deficiências nutricionais. Alergia a glúten, doenças vasculares e inflamatórias também podem estar relacionadas.

-> Falta de disposição: pode estar relacionada a depressão e doenças da tireoide.

-> Aparecimento de Acne: alergia a medicamentos, alterações hormonais e ineficiência na higienização da pele (seja no excesso ou na falta de limpeza) estão na lista de possíveis causadores do problema.

-> Alterações nas unhas: quando quebradiças, podem ser sinal de carências nutricionais. Mas algumas mudanças tender a ser provocadas por doenças sistêmicas. Modificações nas unhas podem indicar psoríase (doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa) ou artrite psoríaca. A psoríase forma sulcos nas unhas, causando espessamento ou alterando sua coloração.

Por Yasmeen Chehayeb.
GazetadeBeirute
Fonte: Revista Saúde
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário