Síndrome Metabólica


É difícil de acreditar, mas certas complicações no corpo podem abrir as portas para problemas bem mais graves. É esse o quadro que constitui a síndrome metabólica. A maioria dos elementos que caracterizam a síndrome são silenciosos e não causam sintomas. Por isso, é muito importante fazer consultas regulares com um médico, que irá realizar um diagnostico clinico preciso.

- O perigo.

Pacientes diagnosticados com a síndrome possuem uma chance duas vezes maior de desenvolver doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), e aumenta-se em cinco vezes a possibilidade de desenvolver diabetes.

Além disso, ela esta associada à obesidade abdominal. É extremamente necessário avaliar se há gordura dentro do abdômen, o que pode provocar disfunções mais graves como, por exemplo, deposito de gordura no fígado, que poderá evoluir para esteatose (gordura no fígado) e, posteriormente cirrose hepática.

Ao procurar um medico especialista, ele irá fazer uma analise de seu histórico de doenças, associadas a uma série de exames laboratoriais.

- ATENÇÃO!

A síndrome é constituída por pelo menos três dos itens abaixo, identificáveis por exames:

-> Nível de glicose maior que 100mg/dl

-> Triglicérides maior que 150mg/dl

-> Nível de HDL, o bom colesterol, menores do que 40mg/dl nos homens e 50mg/dl nas mulheres.

-> Elevação do acido úrico

-> Circunferência da cintura maior do que 94 cm nos homens e 80 cm nas mulheres

-> Prevenção:

Como a obesidade e a gordura abdominal são fatores que geralmente desencadeiam o surgimento da síndrome, a perda de peso costuma ser uma as principais maneiras de evitar esse transtorno.

Uma dieta balanceada é essencial para controlar varias taxas como triglicérides, glicose, LDL, HDL, entre outros.

Evite o sedentarismo, pois ele é extremamente prejudicial por aumentar as possibilidades de alterações de saúde como diabetes, colesterol, etc.

Por Yasmeen Chehayeb
Gazeta de Beirute
Fonte: Associação Brasileira de Endocrinologia.
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário