Tomate e seus Benefícios


O tomate é um vegetal rico em vitaminas C, E, e  A, além de ácidos orgânicos e licopeno. E a principal vantagem de consumi-lo é que, uma vez processado sob a forma de suco, o tomate não perde as suas propriedades nutritivas. Quem imaginaria que o tomate e seus derivados, como molhos, sucos, entre outros, utilizados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de câncer? É verdade! Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao tomate que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anticancerígenas.

O licopeno é uma substância carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. É um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a reparar os danos às células causados pelos radicais livres. Um de seus benefícios está em proteger contra o câncer e ajudar na saúde cardiovascular. 

Outro benefício encontrado no suco de tomate é sobre a digestão. O potássio e a vitamina C contidos nele auxiliam no sistema imunológico e estimula o metabolismo, atuando como um diurético natural. Além de trazer benefícios para saúde, o tomate também é conhecido por sua ação a favor da beleza, em especial quando se trata de tratamentos para pele. Já existem máscaras de limpeza caseira que usa o tomate como principal ingrediente e resulta em melhorias nas condições da pele. 

Foi realizada uma pesquisa por especialistas britânicos onde eles dizem que duas refeições diárias à base de tomate podem ajudar na prevenção contra os efeitos nocivos do sol. Os cientistas da Universidade de Manchester e New Castle fizeram uma experiência com dez pessoas que, durante três meses, comeram diariamente 55 g de massa de tomate misturadas a 10 r de azeite. E outras dez pessoas que ingeriram apenas as 10 g de azeite. Após ter passado os três meses, os especialistas britânicos realizaram exames de pele nessas pessoas, e puderam notar que os que haviam ingerido a massa de tomate, tiveram a proteção contra os raios solares ultravioletas, aumentada em 33%, além de maiores níveis de pro colágeno.

O pro colágeno é uma molécula que dá estrutura à pele, e a mantém firme, ajudando na prevenção contra rugas, envelhecimento precoce, espinhas e outros problemas dermatológicos.A pesquisa feita à base da dieta de tomate elevou o nível de pro colágeno na pele de um modo significativo, podendo dessa forma atrasar o envelhecimento da pele. Através desse estudo, mostrado na Sociedade Britânica de Dermatologia Investigativa, acredita-se que o antioxidante licopeno, que dá a cor avermelhada ao tomate, é que proporciona através dessas propriedades esses benefícios da fruta.

Mas de acordo com os especialistas, eles dizem que a proteção que o tomate proporciona contra os raios ultravioletas, deve ser considerada como uma ferramenta a mais contra os efeitos do sol, e não como um substituto do protetor solar. Além disso, este componente, encontrado em grande concentração quando o tomate é cozido, também é conhecido por seus benefícios contra o câncer de próstata, perturbações digestivas, gota, prisão de ventre e infecções bacterianas.

Mecanismo de ação do Licopeno X Câncer

As células do corpo humano estão sujeitas a uma série de processos oxidativos que, entre outras alterações, provocam danos ao DNA e às macromoléculas como lipídios e proteínas. Estes danos vão se acumulando e podem levar a situações patológicas, entre outras, o câncer. A chave principal do mecanismo de ação do licopeno encontrado em tomates é a sua capacidade de atuar como um antioxidante, combatendo os radicais livres que alteram o DNA das células e desencadeiam o processo cancerígeno. 

O licopeno é o mais eficiente neutralizador de radicais livres de todos os carotenoides e é duas vezes mais eficiente que o betacaroteno. A atividade antioxidante poderosa do licopeno confere um alto grau de proteção contra a oxidação do colesterol, um processo que pode influenciar, por exemplo, no câncer de próstata. Os produtos da oxidação do colesterol, medidos no tecido prostático com câncer, sugerem que o colesterol oxidado, é um dos produtos do estresse oxidativo, tendo efeito cancerígeno. 

Isto explica também porque o licopeno pode conferir benefícios contra doenças coronárias, pois evita a oxidação do LDL (colesterol), que seria o primeiro passo para a formação da arteriosclerose.
Outro ponto a favor do licopeno seria o fato dessa substância fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência do organismo, dando-lhe forças para combater as células malignas.

Por todos esses motivos, acredita-se que o licopeno encontrado em tomates, pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata em humanos e também há a possibilidade dessa substância atuar contra o câncer de esôfago, mama, pulmão e pele. Entretanto, a ação do licopeno do tomate na prevenção e controle do câncer de próstata é o que tem sido mais investigado.


Tomate X Câncer de Próstata


O que é a próstrata? A próstata, glândula sexual localizada na base da bexiga, tem a função principal de produzir parte do liquido seminal expelido durante a ejaculação. Mas, como acontece com qualquer parte do corpo humano, com o passar dos anos, essa glândula também fica vulnerável a doenças. 

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a próstata está relacionada ao segundo tipo de câncer fatal entre os homens, só perdendo para o de pulmão. As estatísticas não mentem: 15 a 20% da população masculina acima de 50 anos desenvolvem câncer de próstata. Autópsias revelaram que 100% dos homens com 80 anos possuíam algum grau de câncer de próstata.

As causas do câncer de próstata não são bem definidas. Além da idade, existem suspeitas da doença estar relacionada à predisposição genética e às disfunções hormonais, que também se manifestam à medida que os anos passam. 

Uma dieta desbalanceada, pobre em fibras e rica em gorduras saturadas também se inclui entre os possíveis fatores desencadeantes do câncer. Assim, o câncer de próstata é uma doença que ameaça todos os homens igualmente sem levar em consideração seu estado civil ou socioeconômico. 
.
Os Benefícios do Tomate

Recentes estudos demonstram que o licopeno pode ser uma nova arma contra este tipo de câncer. Um estudo da Universidade de Harvard demonstrou que homens que ingerem 10 ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como salada de tomate, molhos de tomate, catchup, tem diminuído em 1/3 o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana a base de tomates.

Em um estudo envolvendo 47.894 homens com idades entre 40 a 75 anos, concluiu-se que o consumo de tomates, molho de tomates e molho de pizza (10 ou mais vezes por semana) foi significantemente relacionado com uma menor incidência de câncer de próstata, havendo uma redução de mais de 50% do risco. Como benefícios o tomate traz a estimulação da secreção gástrica e da ação depurativa do sangue, são auxiliares em tratamento de pele, gota, reumatismo, astenia e prisão de ventre. Favorece o crescimento e a ossificação, além de serem auxiliares contra as infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

É eficaz em tratamentos contra a caspa e queda de cabelos. No caso de queimaduras de Sol, o suco de tomate pode ser passado no local, várias vezes por dia. Algumas pesquisas dizem que o tomate pode ser auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos. Os tomates são as fontes alimentares mais ricas em anticoagulantes. O tratamento de cálculos renais pode ser auxiliado por chá de tomateiro, pois este chá tem a propriedade de eliminar o ácido úrico, e sendo diurético auxilia na eliminação dos cálculos renais.

Para preparar a infusão de tomateiro utilize:

2 colheres de sopa das folhas de tomateiro fatiadas
2copos de água fervente
Deixe em infusão por 15 minutos, abafado.
Ainda morno, filtre e beba 3 xícaras deste chá ao dia.

No tratamento contra a Acne o tomate pode ser utilizado de duas maneiras:

1 - Coma um tomate bem maduro todos os dias, 30 minutos antes das refeições.

2 - Faça uma máscara utilizando:
Um tomate bem maduro triturado
Uma colher de sopa de iogurte natural
Misture bem e aplique sobre o rosto já limpo e seco.
* Estas orientações não dispensam sua visita regular ao médico.

Mas será que todo licopeno ingerido é aproveitado em nosso organismo?
Alguns pesquisadores procuraram verificar a biodisponibilidade de licopeno em tomates e seus produtos e tiveram uma grande surpresa. Verificaram que o consumo de molho de tomate e não do tomate fresco aumenta a concentração sanguínea de licopeno, sendo muito mais eficiente em diminuir o câncer de próstata.

A constatação de que a absorção de licopeno é maior quando o tomate sofre processamento térmico é explicada pelo simples fato de que a cocção quebra de forma mais eficiente às paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade.

Assim, em um estudo verificou-se que a ingestão de suco de tomate cozido resultou em um aumento de duas a três vezes mais nas concentrações séricas de licopeno, um dia após sua ingestão, enquanto que um consumo equivalente do suco não processado não causou nenhuma elevação da substância no sangue.


LEA MANSUR
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário