Vozes da Paz em Tripoli


Moradores de Tripoli, cansados com os conflitos existentes na cidade, passaram a formar grupos em redes sociais, se posicionando contra a violência. Através da Internet, os protestos no mundo virtual, se transportaram para o mundo real, onde os cidadãos estão se mobilizando para expressar a necessidade de paz na região.

Desde 2008, a violência em Tripoli tem se alastrado, entre os bairros rivais, Jabal Mohsen(alauítas) e o Bab al-Tabbaneh(salafistas), e a população passou a viver com medo. Por esta razão, moradores dos dois bairros, estão se unindo para acabar com essa onda de conflitos.

Visando alcançar a estabilidade na região, foi formado, o Conselho Civil de Tripoli, com representantes de sindicatos, estudantes, ativistas sociais e políticos.

Houve também, uma ajuda financeira de empresários voluntários, e organizações, que recentemente colocaram grandes cartazes por toda a cidade, pedindo paz e estabilidade.

Segundo os residentes da região, muitos dos moradores do bairro Bab al-Tabbaneh, acreditam que o melhor seja o posicionamento e o controle do Exército libanês na região, e há milhares de cidadãos que não querem mais esses conflitos nesses dois bairros.

Afinal, com tantos problemas, todos foram prejudicados, os donos de lojas, vendedores, funcionários, e o comércio geral, parou, porque sair de casa se tornou perigoso.

Mas ás vezes até mesmo dentro de casa, há pessoas que vivem bem na linha de confrontos entre os dois bairros, e durante os conflitos, muitos procuram abrigo em casa de amigos e parentes. Se tornando refugiados, em seu próprio país.

Quando conseguem escapar dos confrontos, voltam para casa, agora danificada pelos rastros dos conflitos civis.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
28-03-2013
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário