A origem do Gênio da Lâmpada


No folclore árabe, os gênios são espíritos que tem poderes sobrenaturais, e aparecem em diversas formas e tamanhos. Podem ser bons ou maus, dependendo de seu mestre. Vivem em lugares inóspitos, como garrafas vazias. Gênio é a tradução usual em português, para o termo árabe jinn. De acordo com a mitologia, os jinni foram criados dois mil anos antes da criação de Adão, e eram possuidores de elevada posição no Paraíso, grosso modo, igual ao dos anjos, embora na hierarquia celeste fossem provavelmente considerados inferiores a eles. Deles é dito serem feitos de ar e fogo. 

Entre os arqueólogos, lidando com antigas culturas do Oriente Médio, qualquer espírito mitológico inferior a um deus é frequentemente referenciado como um "gênio", especialmente quando descrevem relevos em pedra e outras formas de arte. Esta prática se inspira no sentido original do termo "gênio", como sendo simplesmente um espírito de algum tipo. Sendo compostos de fogo, ou ar, e tendo a capacidade de assumir qualquer forma humana, ou animal, os jinni podem residir no ar, no fogo, sob a terra e em praticamente qualquer objeto inanimado concebível: pedras, lamparinas, garrafas vazias, árvores, ruínas etc. 

Na hierarquia sobrenatural, os jinni, embora sejam inferiores aos demônios, são extremamente fortes e astuciosos; e possuem todas as necessidades físicas dos humanos, podendo até mesmo ser mortos, mas estão livres de quaisquer restrições físicas. A palavra árabe jinni deriva do verbo "Djanna", que significa "ser coberto ou escondido", e com o verbo na voz ativa, significa: "cobrir ou esconder". 

Algumas pessoas dizem que jinn, portanto, significa as qualidades ou capacidades ocultas do homem. Outras pessoas alegam que significa seres da selva, ocultos nos montes. Segundo a crença islâmica os gênios vivem na terra, em um mundo paralelo ao da humanidade, do qual podem ir e voltar a vontade, sendo invisíveis aos olhos humanos sempre que desejam. Nem todos os jinni são casos totalmente perdidos. 

De alguns se diz que possuem uma disposição favorável em relação à humanidade, ajudando-a quando precisa de ajuda, ou mais provavelmente, quando isto é conveniente aos interesses do jinn. Na maioria dos casos citados, na literatura e no folclore, eles se divertem em punir os seres humanos por quaisquer atos que considerem nocivos, e são assim responsabilizados por muitas moléstias, e todos os tipos de acidentes. 

Todavia, quem conhecer os necessários procedimentos mágicos para lidar com os jinni, pode utilizá-los em proveito próprio.

Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments: