Benefícios da Maçã

Nenhuma outra fruta é tão presente no imaginário popular, quanto à maçã. Da mitologia grega aos contos de fadas, das histórias de Guilherme Tell, às teorias de Isaac Newton, ela está em todas. 
A maçã é uma das principais frutas, que integra o grupo dos “superalimentos”. 

Que ela faz bem para a saúde, e para o corpo, não é nenhum segredo, mas alguns benefícios dela ainda são menos conhecidos. Você já deve ter escutado pessoas falando sobre o quanto a maçã tem benefícios à saúde. Pois bem, mesmo que conheça, ainda existem pessoas que não fazem uso dessa rica fruta tão comum e acessível ao bolso de todos. 

Ao consumir pelo menos duas maçãs ao dia, você terá benefícios para ajudar a combater os problemas cardíacos, pois ela é rica em fibras, flavonoides e antioxidantes, os quais ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, e consequentemente diminuem os riscos de infarto. 

Uma fruta nutritiva, que pode ser apreciada a qualquer hora do dia, sendo acompanhada com um suco natural, indicada para pessoas que praticam esportes, e pessoas acima do peso, pois não contém muita caloria e dá sensação de saciedade. 

Vitaminas da maçã: Assim como tantas outras, a maçã é rica em vitaminas, como as A, B, C e E, e em sais minerais, como potássio, ferro e cálcio. A diferença é que o fruto da macieira contém duas substâncias para lá de especiais: 

Pectina: uma fibra que encontrada na casca modera o apetite, porque dá sensação de saciedade;
Quercetina: um antioxidante que está presente na polpa, e ajuda no combate ao envelhecimento das células do sistema imunológico, por exemplo. No primeiro caso, a maçã evita a ingestão exagerada de alimentos. No segundo, protege o organismo dos danos causados pelos radicais livres. 

E o que é melhor, a maçã ainda oferece baixas calorias, cada 100g contém apenas 56 kcal. Mais importante do que guardar nomes esquisitos, é lembrar sempre que possível, de comer a maçã com casca, pois é nela que se concentram as substâncias que oferecem benefícios ao nosso organismo. 

Extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células do câncer de fígado em 57% dos casos, acrescentando que a maçã é considerada, também, uma espécie de escova de dente natural.


Alguns dos benefícios da Maçã:

Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

Colesterol: A pectina também auxilia na redução do mau colesterol, ao formar uma fibra na parede intestinal, impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. 
AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). As pessoas que mais comem alimentos de polpa branca, de frutas e legumes tem 52% menos chances de ter um AVC. O consumo de uma maçã por dia reduz o risco em cerca de 40%.

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória, e ainda protegem os pulmões. As pessoas que comem cinco maçãs, ou mais por semana, têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente, que auxilia a garganta e as cordas vocais.

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes, que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas, também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias, e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Câncer e envelhecimento: 
Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes, e antiinflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas, e por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo, e ainda regula o organismo.

Combate resfriados: Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Uma fruta média possui cerca de oito miligramas dessa substância, o que equivale a 14 % da ingestão diária recomendada.

Benefícios da maçã na gravidez: Consumir maçã durante toda a gravidez trás grandes benefícios para o bebê, que tem menos chance de nascer com problemas respiratórios, como asma por exemplo. 

Benefícios da maçã desidratada: A maçã desidratada é uma excelente fonte de fibras, que estimula a flora intestinal, reduz o nível de colesterol e triglicerídeos, combate a azia e insônia, previne prisões de ventre, contém oxidantes que protegem o organismo dos radicais livres. 

Por se tratar de um produto natural não possui contra indicações. Além das maçãs é muito bom que você conheça e consuma outras frutas que passam por esse processo, pois possuem maior concentração de nutrientes contidos na fruta in natura.

Se você está em busca de perder peso consuma maçã, que é a fruta ideal, pois é uma comida rápida e prática, ideal para o dia a dia, é pequena, cabe em qualquer lugar e você come sem fazer sujeira, além de ingerir vários nutrientes, substituindo alimentos muito gordurosos. 

A fruta pode ser consumida crua, cozida, assada, usada no preparo de sucos, chás, tortas, saladas, geleias, e ótima se consumida com casca, onde estão muitas vitaminas que ajudam nossa saúde.

Como os componentes da maçã agem no nosso organismo:

•Pectina: 

Fibra solúvel não absorvida pelo intestino, que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas, juntamente com as fezes, e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Auxilia no tratamento da diarréia, pois a pectina promove a proteção da mucosa intestinal. 

•Taninos: 

São adstringentes e antiinflamatórios. 

•Ácido malico: 

Tem efeito antiácido no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue, elimina detritos, provenientes do metabolismo. 

•Flavonoides: 

São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal

Lea Mansur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments:

  1. Adoro maçã gala e maçã desidratada!
    Mas maçã dá fome!

    ResponderExcluir