Dez curiosidades sobre os sonhos


Desde a antiguidade, tentamos encontrar explicações para os sonhos, seja desde significados sobrenaturais, até respostas para as perguntas mais prosaicas, como por que não lembramos tudo que sonhamos. Quem esclarece algumas questões são: Dr. Luciano Ribeiro Pinto, Neurologista, Dr. Denis Martinez, Médico Especialista em Sono, ambos da Associação Brasileira do Sono, e também o Professor de Psicanálise da PUC-Minas, o Dr. Dr. Luis Flávio Couto.

1)As pessoas em coma sonham?
Segundo Luciano, ainda não existe estudo comprovando que isso realmente aconteça. Segundo o médico, no estado de coma ocorre um comprometimento do cérebro, portanto, o indivíduo não tem um sono que passa pelas fases normais, incluindo a fase REM, período em que ocorrem os sonhos. Para saber se a pessoa em coma sonha, seria preciso que o doente tomasse consciência, e verbalizasse o sonho aos médicos.

2)Por que muitas vezes, não lembramos os sonhos?
Muitas pessoas se lembram de quase todos os seus sonhos, porém esquecê-los, não é motivo de preocupação. Qualquer um pode conseguir lembrar seus sonhos, é uma questão de hábito. Para recordar, é preciso ter tempo de passar o que sonhamos para a memória, por isso precisamos permanecer um pouco acordados após o sonho, para que os pensamentos sejam registrados.
Portanto quando acordamos, e lembramos-nos de um sonho, mas logo após voltamos a dormir, podemos rapidamente esquecê-lo. Outra situação que facilita a lembrança é quando o sonho tem um forte conteúdo emocional, que seja de tal forma impactante, que não consigamos esquecê-lo.

3)É possível controlar os sonhos?
No filme “A Origem”, o personagem de Leonardo Di Caprio era capaz de controlar os sonhos. E, por incrível que pareça, isso não é apenas coisa de cinema, e pode acontecer na vida real. Existem algumas maneiras para aumentar esse controle; exercitar a concentração, meditar sobre um tema, e ter atenção antes de dormir, são algumas das melhores maneiras. Luciano ainda destaca que esses métodos, são bastante usados na terapia comportamental, para pessoas que sofrem com pesadelos. Os pacientes utilizam as técnicas para poder identificar quando estão tendo pesadelos, para que possam tomar controle da situação, e assim amenizar o sonho ruim.

4)Por que temos pesadelos?
O pesadelo tem diversas causas. Eles podem ter origem em efeitos psicológicos, em causas médicas e também, por estresse pós-traumático. Luciano explica que alguns medicamentos podem trazer pesadelos, como efeitos colaterais. Distúrbios do sono como ronco e apneia, em que a pessoa para de respirar, podem causar pesadelos, com sensação de sufocamento. Experiências muito ruins, como um acidente traumático, podem levar o indivíduo a reviver essa experiência nos sonhos.

5)Por que sonhamos com as coisas que acontecem durante o dia?
Segundo o Dr. Denis Martinez, os sonhos são expressões da memória. Uma das teorias que existem, é que seria feita uma seleção, em que as coisas mais importantes são armazenadas, e as mais irrelevantes são esquecidas. Por elas serem uma continuidade do nosso dia, as lembranças surgem de maneira aleatória, por isso normalmente, aparecem de forma confusa.

6)O sonho tem significado?
Aquela história, que cada objeto tem um sentido único, não existe, diz o Dr. Luis Flávio Couto. A ideia de interpretação dos sonhos é algo mais folclórico, pois os acontecimentos não têm um significado oculto, eles são bem claros. As mensagens dos sonhos são de cada um para si mesmo, então cabe à própria pessoa, interpretar o que significam. Eles não têm um significado universal, a apresentação dele já é uma forma de o sujeito se explicar para si mesmo, afirma o psicanalista.

7)Todas as pessoas sonham colorido? E os cegos sonham?
Muitas pessoas sonham em preto e branco, mas não sabem o motivo. Segundo o neurologista Luciano Ribeiro Pinto, isso é uma característica individual. Existem pessoas que sonham mais em preto e branco, enquanto que outros têm sonhos, predominantemente, coloridos.
Os cegos não têm o componente visual, portanto seus sonhos serão mais ricos em sensações auditivas e táteis. Assim como no caso do ser humano, que quando está na fase REM, mexem os olhos, outros animais, quando estão na mesma fase, costumam movimentar o focinho, que é por onde tem o seu sentido mais aguçado, o cheiro. Os indivíduos que ficaram cegos ao longo da vida, também perdem junto com a visão, a possibilidade de sonhar por meio de imagens.

8)Há temas comuns entre os sonhos?
Existem temas comuns como família, amigos e sexualidade, mas de acordo com Luciano, é difícil precisar um padrão. Os sonhos que temos durante a fase REM, são pensamentos diversos, memórias que surgem aleatoriamente. Sentimentos, como ansiedade e nervosismo também podem ser fatores que influenciam.

9)Nós sonhamos apenas com pessoas que conhecemos?
Sabe aquele sonho estranho que você teve com alguém que você mal conhece? Ele pode acontecer. Luciano explica que quando dormimos, os nossos pensamentos são uma continuidade dos fatos do dia, portanto qualquer coisa que vimos pode aparecer. Mesmo se você cruzou com um total estranho na rua, mas ele ficou gravado na sua memória, ele pode entrar no seu sonho. Os sonhos são muito criativos, portanto, qualquer acontecimento do nosso dia, pode se manifestar, explica o neurologista.

10)Quanto tempo nós sonhamos por noite?
O neurologista explica que o sonho acontece na fase REM (Rapid Eye Movement), período que corresponde de 20% a 25% do período que estamos dormindo. Portanto, se descansarmos aproximadamente 8 horas diárias, permanecemos nessa fase, entre uma hora e meia a duas horas. Esse momento é caracterizado pelo movimento rápido dos olhos, e pela atividade cerebral semelhante à de quando estamos acordados.

Bety Ziade
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário