Dia internacional da Cruz Vermelha



Dia 8 de maio, é o dia internacional da Cruz Vermelha, marcando o aniversário de seu fundador, o suíço, Henry Dunant, que se inspirou em fundar a Cruz Vermelha, após assistir na Itália, os resultados trágicos de uma guerra, e os sobreviventes feridos, em condições precárias, sem nenhum atendimento médico ou socorro.  Naquele momento ele iniciou o que seria um dos maiores movimentos no planeta, e juntou a população local, para ajudar os feridos de ambos os lados, afirmando que “somos todos irmãos”. Três anos depois, ele escreveu um livro, mostrando a necessidade de existir enfermeiros, médicos, e voluntários, que pudessem servir os demais em casos de guerra, ou catástrofes, e que eles fossem protegidos, por meio de um acordo internacional.

Criou-se então, o “Comitê Internacional para a Assistência aos Feridos”, que mais tarde foi renomeado para “Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)”. Atualmente, a Cruz Vermelha existe em 171 países, todos lutando pela mesma finalidade. 

No Brasil, o primeiro médico a se tornar Presidente da Instituição, foi o Dr. Oswaldo Cruz, em 1908. No Líbano, a Cruz Vermelha é grandemente atuante, principalmente em casos de guerra, onde arriscam suas próprias vidas. Em 2006, muitos morreram tentando salvar os libaneses, da guerra contra Israel.

Os princípios da Cruz Vermelha são:

- Humanidade
- Imparcialidade
- Neutralidade
- Independência
- Voluntariado
- Unidade
- Universalidade

Parabéns a todos os voluntários! Salvar vidas é o ato mais belo, e grandioso. Aproveitamos também para parabenizar a Organização Crescente Vermelha, federada à cruz vermelha, que também é um movimento de voluntários dedicado a salvar vidas nos países muçulmanos.

Para qualquer emergência no Líbano, ligue para Cruz Vermelha no número140.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Fonte: smartkids.com.br, cvbb.or.br. 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário