Emergências Médicas


Enfarto
Você pode, de repente, deparar-se com uma pessoa em situação de ataque cardíaco. Estresse, cigarro, maus cuidados com a alimentação e a saúde, infelizmente, ainda são males que fazem parte do dia-a-dia de muitos, o que os tornam doentes em potencial.
O enfarto ou ataque cardíaco, mais precisamente chamado de infarto do miocárdio, é a obstrução de uma artéria, o que impede o fluxo sanguíneo adequado para uma área do coração, lesando-a. Pode ser fatal, por isso necessita de ajuda médica imediata.

O que fazer
Providencie auxílio médico imediato. 

Deixe o paciente em posição confortável, mantendo-o calmo, aquecido e com as roupas afrouxadas. 

Se houver parada cardiorrespiratória, aplique a ressuscitação cardiopulmonar.

O que acontece na parada cardiorrespiratória
Além da ausência de respiração e pulsação, a vítima apresenta inconsciência e pode ficar com a pele fria e pálida, lábios e unhas azuladas.

Procedimentos preliminares
Se a pessoa estiver de bruços e houver suspeita de fraturas, mova-a, rolando o corpo todo de uma só vez, colocando-a de costas no chão. Faça isso sempre com o auxílio de mais duas ou três pessoas, para não virar ou dobrar as costas ou pescoço, evitando, assim, lesar a medula quando houver vértebras quebradas. Verifique então se há alguma coisa no interior da boca que impeça a respiração.

A ressuscitação cardiopulmonar
Com a pessoa no chão, coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito (chamado osso esterno). Ao mesmo tempo, outra pessoa deve aplicar respiração boca-a-boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar. Mantenha o queixo da vítima levantado para esticar o pescoço.
Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater.
Esta sequencia deve ser feita da seguinte forma: se você estiver sozinho, faça dois sopros para cada 15 pressões no coração; se houver alguém para ajudá-lo, faça um sopro para cada cinco pressões.

O que não fazer
Não dê nada à vítima para comer, beber ou cheirar, na intenção de reanimá-la. Só aplique os procedimentos que se seguem se tiver certeza de que o coração não está batendo.

Choque Anafilático
Algumas pessoas sofrem reação alérgica a medicações como penicilina, certos alimentos como frutos do mar e às toxinas transmitidas por picadas de insetos ou mordidas de animais. Se esta reação for muito forte, dependendo da gravidade, pode causar o choque anafilático que pode levar a pessoa à morte, se não for detectado a tempo.

Como agir

1- Observe se a pessoa apresenta algum desses sintomas: 

Forte inchaço em todo o corpo, principalmente em volta dos olhos, lábios, língua e membros; 

Erupção generalizada na pele do corpo; 

Coceira pelo corpo; 

Respiração ofegante e tosse; 

Fraqueza, tonturas, desmaio e inconsciência; 

Tom azulado na pele.

2- Na presença de algum desses sintomas, procure imediatamente um médico. 

3- O tratamento inclui a aplicação de medicações que diminuem o efeito alérgico das toxinas. Em caso de edema de glote, é necessária a realização de uma cirurgia de traqueostomia imediatamente. 

4- Enquanto o socorro médico não chega você pode:

Manter a pessoa deitada e em repouso; 

Verificar se as vias aéreas estão permeáveis. 

Retirar da boca, se necessário, secreção, dentadura ou qualquer outro objeto; 

Executar a massagem cardíaca externa, associada à respiração de socorro boca-a-boca, se a vítima apresentar ausência de pulso, dilatação das pupilas e parada respiratória; 

Afrouxar a vestimenta e virar a cabeça da vítima para o lado, caso ocorra vômito.

Atenção: 
Quando são muito rápidas, as reações do choque anafilático deixam pouco tempo para atendimento hospitalar. Se seu médico suspeitar que você corra algum risco, ele pode recomendar que você tenha sempre à mão, um kit de emergência que deve ser usado imediatamente, aos primeiros sinais de um choque anafilático. Fale com seu médico, veja se você precisa desse kit, aprenda a utilizá-lo da forma correta, e ensine sua família também. Se não forem tomadas as medidas imediatas de pronto-socorro, a pessoa pode ir a óbito, se tiver parada respiratória.

Yasmeen Chehayeb
GazetadeBeirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário