Nicolas Maduro o Novo Presidente da Venezuela


Foto: venezuelanalysis.com

Grande conflito nas ruas entre chavistas e a oposição, depois de Nicolas Maduro ser eleito como o novo Presidente da Venezuela. O opositor de Maduro nas eleições, Henrique Capriles, não reconheceu a vitória do chavista, e pediu uma recontagem total dos votos. 

A diferença entre os dois candidatos foi pequena: Maduro teve 50,66% dos votos, contra 49,07% de Capriles - uma diferença de 235 mil votos. Maduro concordou com a recontagem pedida pela oposição. China, Rússia e Cuba felicitaram o herdeiro político de Hugo Chávez, que governará o país até 2019, a união europeia, também se pronunciou sobre a vitória, alertando para a necessidade de transparência do resultado. 

Os Estados Unidos ainda não decidiram se reconhecem Nicolás Maduro como Presidente da Venezuela, e preferiram aguardar o esclarecimento final sobre a controvérsia em relação à recontagem dos votos, disse John Kerry, Secretário de Estado norte-americano. O governo e oposição trocam acusações sobre os sete mortos, durante as manifestações ocorridas nas ruas do país.

Maduro sempre foi um soldado leal à revolução de Chávez. Hoje, diz ser seu “filho”, e atribui a ele tudo o que aprendeu sobre política. O atual presidente venezuelano nasceu em Caracas, numa família humilde que vivia na favela de El Valle. Não tem estudos universitários, e sua falta de formação acadêmica é um dos pontos mais questionados de seu currículo pela oposição. Nos últimos dias de campanha, o candidato do PSUV cometeu alguns erros de geografia, o que redobrou os ataques opositores.

Durante todo o tratamento realizado por Chávez para combater um câncer diagnosticado em junho de 2011, Nicolás Maduro acompanhou o presidente e sua família. O então ministro das Relações Exteriores da Venezuela, cargo para o qual foi designado em 2006, esteve com ele em Cuba e foi um dos poucos que tiveram acesso à intimidade do chefe de Estado. Aos 50 anos, Maduro tornou-se braço-direito do “comandante supremo” da revolução alardeada por Chávez e, em dezembro de 2012, foi escolhido seu sucessor.


Therese Mourad
Fonte: G1 Mundo, Globo News, e O Globo.
GazetadeBeirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário