Petrobras, nas Águas do Líbano?


O Governo libanês, anunciou nesta última quinta-feira (18), um total de 46 companhias para explorar hidrocarbonetos nas águas do Mar Mediterrâneo, e a Petrobras, foi uma das nomeadas.

No entanto, esta é apenas uma pré-seleção, haverá uma seleção definitiva, "as negociações com as empresas vencedoras precisam da aprovação do Conselho de Ministros”, afirmou Gibran Basil, o Ministro de Água e Energia.

Gibran explicou que as empresas devem apresentar suas ofertas, a partir do dia 2 de Maio, e os contratos serão assinados em Fevereiro de 2014.

"Nós completamos todo o trabalho de pesquisa e contratos. A estratégia de exploração, também foi concluída. O próximo passo, é que o governo, permita que as empresas continuem seu trabalho”. Disse Gibran.

Porém, há receio de que esta descoberta gigantesca, nas águas do Oriente Médio, poderá gerar um novo conflito com Israel,  pois o mapa marítimo, apresentado às Nações Unidas, por Líbano e  Israel,  se divergem, em uma disputa de 850 quilómetros quadrados.

Mas Basil, assegurou que "a questão das fronteiras com Israel não será problema, pois há muitos casos em todo o mundo, de desacordo entre fronteiras, onde o petróleo é extraído, sem um prejudicar o outro”. Além disso, adicionou que “Israel está perfurando longe da zona exclusiva do Líbano.”

O Ministro, também elogiou o porte das empresas que querem trabalhar nessa exploração, afirmando que são grandes empresas, com vasta experiência na área. 

A Petrobras, foi uma das pré-selecionadas, assim também como a Eni, Inpex, Repsol, entre outras, de diversas partes do Globo. Algumas empresas foram rejeitadas, porque não  possuíam certas qualificações necessárias para o procedimento.

No ano passado, um estudo realizado pelas autoridades do país, com apoio internacional, estimou que as reservas de gás em território libanês,  podem ultrapassar, 25 trilhões de pés cúbicos.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
19-04-2013
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário