Polícia divulga nomes dos suspeitos no ataque de Boston


Foto: AFP PHOTO / FBI

Segundo a polícia de Boston, a americana, Katherine Russell, mulher de Tamerlan Tsarnaev, acusado de ser coautor do atentado na Maratona de Boston, também tem passagem pela polícia. As autoridades americanas acusaram mais três pessoas de envolvimento no atentado, afirmando que eles esconderam explosivos em uma mochila pertencente a um dos responsáveis pelo ataque, antes mesmo de ele ser capturado. 

Os suspeitos mentiram para os investigadores, sobre o que sabiam a respeito de um dos dois irmãos apontados como responsáveis pelas explosões na Maratona de Boston, no último dia 15. Os três, dois estudantes do Cazaquistão, que estão nos EUA com vistos de estudante, e um cidadão americano, foram descritos como amigos de Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, que foi preso no último dia 19, depois de uma busca que fechou a pequena cidade de Watertown, na região metropolitana de Boston. 

Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, ambos de 19 anos, foram acusados de conspiração para obstruir a justiça, e de destruir provas ao jogar fora uma mochila contendo explosivos e um computador, que eles encontraram no dormitório de Dzhokhar. Se condenados, podem pegar uma pena de cinco anos de prisão. O terceiro suspeito, Robel Phillipos, também de 19 anos, foi acusado de falso testemunho, e pode pegar até oito anos de prisão. 

De acordo com o processo apresentado perante um tribunal de Massachusetts, eles teriam subtraído e destruído, provas do quarto de Dzhokhar, no campus universitário, que poderiam envolvê-lo no atentado que tirou a vida de três pessoas, e feriu outras 280.  Mas, os acusados e o advogado de defesa, alegam inocência. Entre as provas coletadas, foi encontrado o DNA de uma mulher, em pelo menos uma das bombas utilizadas nos atentados, que não foi identificada ainda, e nem se ela está envolvida na fabricação dos explosivos, segundo o FBI. Os acusado afirmaram ainda, que Katherine Russell, a viúva de Tarmelan, também  colaborou no atentado.


Fonte: G, Globo.com e Terra.

Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário