Seja você um Escoteiro!



O dia 23 de Abril é comemorado em todos os países do mundo, como o Dia do Escoteiro. O movimento foi fundado em 1907, pelo inglês, Robert Baden Powell. Três anos depois, no Brasil, esta instituição que une os jovens, ganhou destaque. Nos Escoteiros existem dezenas de atividades e tarefas à serem realizadas, sempre num ambiente de camaradagem, onde os jovens aprendem também os conceitos de honra e dignidade, ensinamentos que serão muito úteis na fase adulta. Em 23 de Abril é lembrado também, o sacrifício e o martírio de São Jorge, o patrono dos escoteiros por escolha do fundador do movimento. Jorge foi um capitão romano que possuía muitas riquezas, e que um dia decidiu doar tudo aos pobres, e em seguida manifestou-se contra os planos do Imperador Diocleciano, de matar os cristãos, por esta razão, ele foi torturado e morto. Após o ocorrido, muitas pessoas relataram lendas sobre o herói, cuja imagem ele geralmente aparece montando sobre um cavalo, lutando contra um dragão, para defender uma donzela. O dragão simboliza a maldade, e a donzela o pensamento puro e a bondade que deve ser defendida.

Grupos de jovens escoteiros, em todo o mundo, comemoram esse dia de diversas maneiras, seja ajudando a comunidade com prestação de serviços, seja promovendo recreações para as crianças, ou ainda, promovendo gincanas e jogos envolvendo toda a comunidade. Mas na verdade, ser um escoteiro não é uma tarefa fácil como se mostra nos filmes, nem sempre o acampamento é sobre diversão, na maioria das vezes existem regras que devem ser seguidas, e exercícios que devem ser realizados, rigorosamente. Os escoteiros acordam cedo, limpam o local em que estão, prestam serviços, e ajudam a comunidade de diversas maneiras.

Artigos da Lei Escoteira:

A Honra, para os Escoteiros, é ser digno de confiança.
O Escoteiro é leal.
O dever para o Escoteiro é ser útil e ajudar o próximo.
O Escoteiro é amigo de todos, e irmão dos demais escoteiros, não importando a que país, classe, ou credo, o outro possa pertencer.
O Escoteiro é cortês.
O Escoteiro é amigo dos animais.
O Escoteiro obedece às ordens.
O Escoteiro sorri e assobia, sob todas as dificuldades.
O Escoteiro é econômico.
O Escoteiro é limpo no pensamento, na palavra e na ação.

No Líbano, os escoteiros (kachef, em árabe) dão banho nos animais, limpam áreas naturais, plantam árvores, fazem doces e vendem para arrecadar dinheiro para a comunidade, entre outras atividades, de acordo com a faixa etária, mas cada um tem sua função e participação, e todos trabalham em equipe. Unidos, a força os torna grandes. O Líbano tornou-se parte desse movimento em 1961, e tiveram grande importância durante a guerra civil, onde eles estiveram distribuindo comida e remédios à comunidade.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário