Síria Dispara Mísseis em Arsal


Foto: Daily Star

Ahmad al-Fliti, vice-prefeito de Arsal, confirmou que um helicóptero sírio que invadiu 20km do território aéreo libanês, disparou dois mísseis na ultima quarta-feira (03), por volta de 11hs da manhã, contra a cidade de Jabanet al Shmis, na região de Arsal, no leste do país, em uma suposta tentativa de atingir a rota do contrabando, usada por rebeldes, opositores do regime do presidente sírio Bashar Assad.

Os mísseis erraram o alvo, e atingiram a casa da família Awad, na periferia oriental do Bekaa, que fica há 200 m da rota do contrabando, visada pelo exercito sírio, mas não deixou nenhum membro da família ferido. Menos de duas horas após o ataque na região de Arsal, a artilharia síria disparou ainda, duas granadas em um pomar na região de Masharih al-Qaa, próximo à fronteira com a Síria, matando sete ovelhas e deixando outras feridas.

Durante a madrugada, libaneses armados dispararam contra um comboio de caminhões rumo à Síria, na cidade portuária de Trípoli, no Norte do Líbano, e feriram o motorista. Este não foi o primeiro incidente do governo sírio em solo libanês, o país vem cometendo uma série de violações contra a soberania libanesa, e já realizou três ataques aéreos no país, um em dezembro de 2012, e outro recentemente, em 8 de março. 

Essas frequentes ocorrências, vêm preocupando o governo do Líbano, que teme por uma nova guerra civil, visto que moradores da região de Arsal, e de outras regiões do país, são opositores declarados do regime sírio. Os diversos conflitos internos entre sunitas e xiitas, bem como sequestros e retaliações entre clãs da região de Baalbek-Hermel, e cidades da região de Trípoli, vem desestabilizando o Líbano, desde o inicio dos conflitos no país vizinho, há cerca de mais de um ano.

CLAUDINHA RAHME
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário