Tammam Saeb Salam


Nesta semana, vou contar um pouco sobre o atual primeiro-ministro libanês, Tammam Salam.

Tammam Saeb Salam



Tammam Saeb Salam, nasceu em 1945, foi Ministro da Cultura no ano de 2008, até 2009. No dia 4 de abril de 2013, ele foi nomeado como primeiro-ministro, e encarregado de formar um novo governo.

Salam nasceu em uma família sunita, que possui muita influência política, e faz parte da coalizão 14 de Março, e apesar disso, ele possui boas relações com a aliança 8 de Março.

Ele é o filho mais velho de Saeb Salam, ex-primeiro-ministro do Líbano. Sua mãe, Tamima Mardam Beik, é de origem síria, da cidade de Damasco.

Seu avô, Salim Ali Salam, foi uma das autoridades libanesas, que atuou como deputado em Beirute no parlamento otomano e foi também o chefe do Município de Beirute. 

Tammam estudou no Colégio de Broummana, e na Universidade Haigazian, e se formou em Economia na Inglaterra.

Após sua graduação, Salam começou sua carreira como um homem de negócios. Na década de 1970, ele se juntou a política.

No ano de 1974, ele formou um grupo político, que foi dissolvido no início da guerra  civil, porque ele não queria se envolver com atividades militares.

Em 1978, ele se tornou membro do conselho da fundação Makassed em Beirute(fundada por seu pai), que é uma organização de caridade sem fins lucrativos, e durante 18 anos, ele dirigiu essa fundação.

Nas eleições gerais de 1992, Salam era um candidato, mas depois, ele retirou a sua candidatura como um protesto, contra a dominação síria no Líbano. 

Salam foi inicialmente eleito para o parlamento nas eleições de 1996 a partir de Beirute na lista de Rafik Hariri. No entanto, mais tarde, a sua aliança com Hariri terminou e, Salam perdeu seu assento nas eleições gerais realizadas em 2000. 

Após a renúncia de Najib Mikati como primeiro-ministro em 23 de março de 2013, Salam tornou-se candidato para o cargo de primeiro-ministro. A aliança 14 de Março oficialmente nomeou-o como primeiro-ministro e também os membros da aliança 8 de março, o apoiaram. Tammam conquistou,  124 votos, dos 128 membros do parlamento. 

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário