Taule



Taule (mesa em árabe) é um tradicional jogo de tabuleiro árabe para dois jogadores, também conhecido como "gamão árabe", e muito popular entre os libaneses. O jogo consiste em um tabuleiro com 24 casas (tradicionalmente decoradas com triângulos isósceles), agrupados 6 a 6, dividindo-o em quatro partes, duas de cada lado. 

Para a manipulação das jogadas, são usadas 15 peças de duas cores distintas, todas iguais, cada jogador manipulando a sua respectiva cor. As pedras são movimentadas seguindo os valores do arremesso de dois dados, de 6 faces, sendo movimentadas umas no sentido horário, e outras no sentido anti-horário, com o objetivo de primeiramente levá-las ao quadrante inferior.

Dados iguais dobram o valor da jogada, podendo então, serem feitos até quatro movimentos. As peças devem sempre saltar o número de casas igual ao número inteiro de cada dado (podem-se movimentar duas pedras, cada uma com o resultado de um dos dados, ou então, pode movimentar uma mesma pedra duas vezes, com o valor dos dois dados). 

Para que o movimento aconteça, porém, a casa de destino deve estar vazia, conter pedras da mesma cor, ou então, uma única pedra da cor adversária. Neste último caso, a pedra é "batida", retornando a uma posição de entrada, chamada barra, anterior ao primeiro quadrante. Se a condição de movimento não for atendida, o jogador perde a vez, até que seus dados lhe permitam a jogada.

Após todas as pedras estarem no último quadrante, o jogador começa a retirá-las do tabuleiro (comer as pedras), também de acordo com os dados. Vence aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro.


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments:

  1. Os homens da minha familia sao viciados nesse jogo. hahaha

    ResponderExcluir