Terremoto mata 45 pessoas no Irã


Foto: Reuters

Um forte terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter, atingiu o Irã na última terça-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos EUA, matando pelo menos 45 pessoas, segundo a imprensa oficial e as autoridades locais. A agência semioficial iraniana Isna, e outros veículos de imprensa locais descreveram o terremoto, como o mais forte em mais de 50 anos, a atingir o país. Também foi o segundo terremoto fatal a atingir o Irã em menos de uma semana. Um tremor de magnitude 6,1 na região de Bushehr, costa do Golfo Pérsico iraniano, deixou ao menos 37 mortos.

Seu país vizinho, o Paquistão, também registrou mais de 34 mortes e 80 feridos. O tremor ocorreu próximo à fronteira com o Paquistão, às 15h44 locais (7h44 de Brasília), a uma profundidade de 15 km, e a 86 km da cidade de Khash, numa área de montanhas e deserto. O Exército paquistanês ordenou que tropas paramilitares ajudassem nas operações de resgate e providenciassem tratamento médico. Outras tropas foram enviadas para a região, e helicópteros do Exército, foram mobilizados para levar suprimentos médicos, tendas e outros itens de socorro.

Outros países vizinhos também foram atingidos pelo terremoto, como o Golfo Pérsico e a Índia. Em nova Déli, prédios altos tremeram, no Qatar, nos Emirados Árabes Unidos, e em Dubai, o terremoto foi sentido em uma ampla área, e os moradores foram para as ruas com medo, depois que sentiram os prédios tremendo, inclusive pessoas que estavam em um arranha-céu de 828 metros em Dubai. Autoridades ordenaram que os edifícios fossem temporariamente esvaziados por precaução.

O diretor do Crescente Vermelho iraniano, Mahmud Mozafar, declarou que cinco equipes de resgate foram enviadas para as cidades de Saravan e Khash para avaliar os danos causados pelo terremoto. Em 2003, 26 mil pessoas morreram em um terremoto de magnitude 6,6 na cidade de Ban, no sul iraniano.


Therese Mourad
Fonte: G1 mundo e Globo.com
GazetadeBeirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário