Tutancâmon Morreu de Malária


Tutancâmon o lendário e jovem faraó de 19 anos, que teria morrido misteriosamente há mais de 3 mil anos, em 1324 A.C, durante o seu nono ano de reinado, e sem deixar herdeiros, foi de fato, vítima de malária e de uma infecção óssea, de acordo com um estudo realizado nos EUA, especialista na análise das doenças hereditárias da família real da XVIII dinastia egípcia. O estudo permitiu ainda, a identificação do pai do faraó, marido da lendária rainha Nefertiti. 

Zahi Hawass, responsável pelas antiguidades egípcias no Museu do Cairo, e principal autor do estudo que foi realizado entre 2007 e 2009, na busca por vínculos de parentesco, sangue e características patológicas hereditárias em Tutancâmon, explicou que os pesquisadores usaram vários métodos de análise, entre eles, radiologia e DNA, que foram realizados em 16 múmias, sendo 11 delas, pertencentes a família real, inclusive a múmia de Tutancâmon.

De acordo com os resultados, eles concluíram, através de exames genéticos, que uma insuficiente circulação sanguínea dos tecidos, debilitou e destruiu parte de sua ossatura, causando uma fratura, porque foi diagnosticado que a família real inteira sofria de más-formações, como a doença de Kohler, que destrói as células ósseas. A infecção da fratura óssea, em combinação com os três genes vinculados aos Plasmodium Falciparum, responsável pela malária, levou Tutancâmon à morte.


O estudo, que foi publicado no Jornal da Associação Médica Americana, parece abrir as portas para um enfoque maior de investigação em genealogia molecular e paleogenômica, do período faraônico, de acordo com os cientistas. 
A foto acima é uma reconstituição de como seria o rosto do faraó Tutancâmon, cuja tumba com seus ancestrais, foi descoberta em 1992, pelo britânico Howard Carter, que encontrou junto com as múmias, um grande tesouro, inclusive a máscara mortuária em ouro maciço da foto ao lado. 


Claudinha Rahme
GazetadeBeirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário