22 de Maio – Dia da Biodiversidade

Foto: tianguaemfoco.blogspot.com
  
22 de Maio comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade, proclamado pelas Nações Unidas (ONU), com o objetivo de aumentar o grau de conscientização e conhecimento acerca da biodiversidade.
Inicialmente, esta data era comemorada em 29 de Dezembro (data da entrada em vigor da Convenção da Diversidade Biológica). 

Porém, em Dezembro de 2000, a Assembleia Geral das ONU adotou o dia 22 de Maio como o Dia Internacional da Biodiversidade, para comemorar a adoção do texto da Convenção a 22 de maio de 1992, pelo “Nairóbi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”, em virtude, em parte, da dificuldade que muitos países sentiam em conseguirem organizar comemorações no dia 29 de Dezembro.

Em 2013, o tema será "Água e Biodiversidade", no âmbito da Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade, e coincidindo, também, com o “Ano Internacional de Cooperação pela Água”. 

A água é vital para a vida na Terra, e para as populações humanas, determinando o seu modo de vida. Providenciar água, com qualidade para as necessidades das pessoas, em todo o mundo é um grande desafio ao desenvolvimento sustentável de muitas áreas, seja qual for o seu grau de desenvolvimento.

Os ecossistemas, particularmente as florestas e as zonas úmidas, asseguram a disponibilidade de água limpa às comunidades humanas. As zonas úmidas podem minimizar os riscos de cheias. A vegetação pode ajudar a reduzir a erosão dos solos, e a poluição da água, podendo aumentar a água disponível para as culturas. As áreas protegidas podem providenciar água às cidades.  

Estes são apenas alguns exemplos de como a gestão sustentável dos ecossistemas pode ajudar a prevenir e resolver problemas relacionados com a água.


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Fonte: www.icnf.pt
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário