A origem do Islamismo

Foto: Quidam Antiqui libri

O  Islã é uma religião monoteísta, que surgiu na Península Arábica, no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do Profeta Maomé (Mohammad), e na escritura sagrada do Alcorão. Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, ou seja, desde Adão, sendo este o primeiro profeta dentre inúmeros outros, e sendo o último deles, Maomé. 

Duzentos anos após a morte de Maomé, o Islã se difundiu em todo o Oriente Médio, com crescentes movimentos migratórios de populações muçulmanas que se deslocaram para a Europa e também para o continente americano, levando assim, ao aparecimento de comunidades muçulmanas também nestes territórios. 

A mensagem do Islã caracteriza-se pela sua simplicidade, onde para atingir a salvação, basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadã, pagar dádivas rituais e efetuar (caridade), se possível, uma peregrinação à cidade de Meca. 

Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial, que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas, e o Alcorão é uma versão inalterada da revelação final de Deus. 

Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do islã, que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei islâmica, que atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Fonte: Historia do mundo e Islã Wikipédia
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

6 comments: