Acidente Vascular Cerebral

Terceira maior causa de morte em adultos nos Estados Unidos, e a principal de incapacidade, o Acidente  Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil, mas nem por isso é conhecida dos brasileiros. Segundo revelou pesquisa recente da Faculdade de Medicina do Estado de São Paulo (USP), apenas 15,6%  das pessoas, de uma amostra de 801 moradores de São Paulo, Ribeirão Preto, Salvador (BA) e Fortaleza (CE),  conheciam os sintomas da doença e os cuidados para evitá-la.

O AVC pode ser definido como qualquer lesão vascular que reduza o fluxo sanguíneo de uma determinada região do cérebro, causando comprometimento  neurológico. Os sintomas podem ter início súbito, acarretando perda temporária ou permanente da  função neurológica, aproximadamente 80% dos AVCs, é de natureza  isquêmica (causados por obstrução de vaso cerebral). 

Os demais são hemorrágicos  e podem ser consequência de defeitos arteriais congênitos (como aneurismas e más formações  arteriovenosas) ou  devidos a rompimento de vaso  no interior do tecido cerebral, há ainda, a possibilidade da transformação de um AVC isquêmico em hemorrágico. Em qualquer caso, a rapidez no atendimento  médico é essencial para  melhor adequação da conduta,  evitando maiores sequelas.

Sintomas comuns
Os sintomas do AVC dependem  da região afetada do cérebro. Os mais comuns são: 

-Perda repentina da força  muscular e da memória;
-Redução ou perda da visão;
-Formigamento em um lado  do corpo, 
-Dificuldades para falar. 

Tratamento
O tratamento também varia conforme a área afetada. 
De forma geral, deve-se: 

-Levar a vítima imediatamente  ao hospital;
-Quanto antes ela for socorrida,  maior será a chance de se  recuperar sem que restem  sequelas. 

Prevenção
 Para prevenir o derrame é  fundamental:

-Tratar adequadamente a hipertensão, o 
diabetes e as  doenças cardíacas;

-Manter o nível de colesterol  sob controle;

-Fazer exercícios físicos  regularmente;

-Não fumar;

-Não beber. 

Yasmeen Chehayeb
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário