Brasileiros fraudados em Portugal pela Fox Transfers

Foto: Correio da manha

Centenas de brasileiros foram tentar uma vida melhor em Portugal, trabalhando intensamente, e muitos deles, vêm trabalhando duro, para garantir um futuro melhor para suas famílias. Longos anos de trabalho, longe de casa, economizando e enviando suas economias para o Brasil, por meio da Fox Transfer, agência de intercâmbio. O dono da Fox Transfers é o empresário brasileiro Gilberto Modolo. Ele foi ouvido, liberado, e vai responder ao inquérito em liberdade. 

Ele mora em Portugal e não foi proibido de deixar o país. Os lesados são os trabalhadores, que mandam mensalmente dinheiro para as famílias. O dinheiro deveria ter sido transferido para o Brasil, mas as quantias nunca chegaram ao destino: as reclamações contra a Fox Transfers - Instituição de Pagamento, Ltda., empresa dedicada a remessas de dinheiro, denunciam a burla. Operários como o pedreiro Mauro, que perdeu R$ 2 mil. A empregada doméstica, Inês Chikosky, tinha mandado o salário de dois meses. A cuidadora de idosos, Ivonete Pitta, havia economizado quase R$ 15 mil para voltar ao Brasil. 

A empresa Fox Transfers atuava em Portugal há três anos, e prometia uma taxa de câmbio melhor do que a da concorrência. Há alguns dias, as queixas aumentaram e as lojas foram fechando. Na página da internet, a empresa diz que os problemas são temporários, e que todos serão pagos. Mas o telefone de reclamações não atende mais. Este tipo de empresa é classificado pelo Banco Central Português, como casa de câmbio - de troca de moedas - e não como agência bancária. 

Por isso, ela não oferece ao cliente garantias, como as dos bancos, e não passa pela fiscalização rigorosa imposta a outros tipos de instituições financeiras. O Itamaraty informou que irá investigar o caso, como também, o Consulado brasileiro em Lisboa, e aconselhou os brasileiros prejudicados com a fraude,  que apresentem queixa formal à polícia portuguesa.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute

Texto: G1, correio da manha e euronews.
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário