Evolução da medicina em diagnóstico por imagem


Da descoberta dos aparelhos de RX até os dias de hoje, a tecnologia diagnóstica, e o desenvolvimento de novos medicamentos, mudaram a face da medicina. Você certamente não é da época em que o médico só dispunha de seus sentidos clínicos, para examinar o paciente. 

Mas nem por isso este tempo está tão longe assim. Mais de 80 anos separam o início da instrumentalização da medicina, com a invenção do estetoscópio, em 1816, à primeira obtenção do RX, em dezembro de 1895, feita pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen. 

A tecnologia médica propriamente dita, contudo, só se desenvolveu no decorrer do século XX com o diagnóstico por imagens, endoscopia, método gráfico, exames laboratoriais e provas funcionais.

Foi, portanto, na geração de muitos de nós que o maior passo foi dado. Nos últimos anos assistimos, maravilhados, às novas conquistas da tecnologia médica, com a introdução dos raios Laser, dos computadores, da robótica, da manipulação genética, da clonagem de seres vivos. 

Um exemplo do avanço são os exames PET (sigla em inglês para tomografia por emissão de pósitrons), utilizados principalmente em oncologia, cardiologia e neurologia, que estão entre os que produzem atualmente os resultados mais acurados na medicina, mostrando imagens do metabolismo de órgãos e tecidos.

A contribuição do laboratório ao diagnóstico clínico é imensa, desde a hematologia, à bioquímica, imunologia e provas funcionais. A cada dia, novos exames e novas técnicas de alta sensibilidade, são acrescentados aos recursos auxiliares, do diagnóstico clínico.


Yasmeen Chehayeb
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário