Fisioterapia é a ciência da saúde


Foto:ibgm.org

Fisioterapia é a ciência da saúde, que estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, distúrbios cinéticos funcionais, intercorrentes em órgãos e sistemas, gerados por alterações genéticas, traumas ou doenças adquiridas. O Fisioterapeuta atua de forma a preservar, manter e restaurar a integridade de órgãos e sistemas, tratando de enfermidades e doenças, e busca recuperar e adaptar o indivíduo para uma melhor qualidade de vida.

A fisioterapia pode atuar em diferentes especialidades como: 
Neurologia, traumato-ortopedia, pneumologia, cardiologia, reumatologia, geriatria, pediatria, gineco-urologia, oncologia, obstetrícia, acupuntura, terapias alternativas, pré e pós-cirúrgico, estética, atendimento domiciliar, terapia intensiva, psiquiatria, prescrição de exercícios físicos, condicionamento físico, alongamentos, relaxamento entre outros. 

Também faz tratamentos à base de água, calor, frio e aparelhos especiais. Além de ajudar na recuperação de pacientes acidentados e portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, trabalha com idosos, gestantes, crianças e portadores de deficiência física ou mental.

A fisioterapia atua em três principais bases:

Prevenção: 
A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes de a doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.  Em indivíduos, sob a atenção do Fisioterapeuta, para recuperação funcional de lesões e/ou disfunções, ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas, como por exemplo, a prevenção de incapacidade respiratória numa vitima de um dado quadro neurológico.  No âmbito da saúde comunitária, podem ser desenvolvidas ações preventivas, visando a minimização de disfunções decorrentes de doenças crônico-degenerativas, prevenção de condições biomecanicamente desfavoráveis, escola de postura, dentre outras ações. 

Reabilitação: 
Trata-se de um processo multiprofissional, visando a reinserção bio psicossocial do paciente. Tem por objetivo desenvolver os movimentos e funções comprometidas, depois de uma doença em que tenha exigido imobilização.

Reintegração: 
Reintegrar a pessoa à sociedade é outro objetivo da atenção fisioterapêutica. É a estimulação do potencial neurológico em pessoas que sofreram sequelas irreversíveis (perda de membros, lesões neurológicas). Tal reintegração se dá mediante o treinamento e adaptação dos pacientes às suas potencialidades. 

Recursos Fisioterapêuticos: 

Os procedimentos da Fisioterapia contribuem para a prevenção, cura e 
recuperação da saúde. Para que o especialista eleja os procedimentos que 
serão utilizados,ele terá que proceder à elaboração do diagnóstico 
Cinesiológico Funcional,identificando a abrangência da disfunção, 
acompanhando também a reposta terapêutica aos procedimentos indicados, e prescritos, pelo profissional. 

Conheça os mais conhecidos procedimentos da Fisioterapia à sua disposição:

Cinesioterapia: 
Terapia por movimentos. São procedimentos onde se usa o movimento dos músculos, articulações, ligamentos, tendões e estruturas aos sistemas nervoso central e periférico, que têm como objetivo recuperar a função dos mesmos.

Eletrotermofototerapia: 
Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o ultrassom terapêutico, o LASER TENS (eletro estimulação transcutanea nervosa), ondas curtas, FES, dentre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.

Mecanoterapia: 
Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, 
repotencializar a musculatura, e reeducar movimentos comprometidos.

Recursos manipulativos: 
São abordagens terapêuticas, visando à mobilização/manipulação de segmentos articulares, músculos, nervos e fáscias, e trações segmentares, e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória, e a mobilidade dos tecidos e segmentos.

Hidroterapia: 
Procedimento feito no ambiente aquático (piscina).

Termoterapia: 
Procedimento com administração de modalidades biotérmicas (calor).

Crioterapia: 
Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões, luxações e fraturas.

Equoterapia (ou Hipoterapia): 
Reconhecido oficialmente como recurso terapêutico por resolução do Coffito (Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) de n.º 348, de 27/03/08. Trata-se do tratamento com auxílio de um cavalo, que influencia o paciente, ao invés do paciente controlá-lo. O paciente é colocado sobre o cavalo, e responde ativamente aos seus movimentos, enquanto o terapeuta, com o auxílio do auxiliar guia, determina a direção do percurso, a posição da cabeça e a velocidade do cavalo, assim como analisa as respostas do praticante, fazendo os ajustes necessários para cada situação. 

Além destes recursos, há vários outros mais recentes e menos conhecidos e utilizados, entre eles estão: Acupuntura, Cromoterapia, Magnetoterapia, Argiloterapia, Geoterapia, Helioterapia, Talassoterapia, Microfisioterapia, Spiral Taping, Cristalterapia, Bambuterapia, etc.

Entenda um pouco das áreas que a Fisioterapia atua:

Atendimento domiciliar (Home Care): 
Trata de pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, mas que não tenham indicação para internação hospitalar.

Cardiologia e Pneumologia: 
Cuidar de pacientes nas fases pré, e pós-operatória. Prevenir e tratar doenças respiratórias e cardíacas, além de reabilitar doentes, prescrevendo e aplicando exercícios ligados aos aparelhos, respiratório e circulatório.

Dermatologia: 
Aplicar massagens e aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser, para reduzir lesões e acelerar a cicatrização de queimaduras e cortes cirúrgicos, limpeza de pele, reduzir rugas, linhas de expressão e estrias, minimizar o fibro edema geloide (celulite), drenagem linfática.

Estética: 
Aplicar técnicas, como massagem, em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação da mama.

Fisioterapia do Trabalho: 
Prevenir e tratar doenças relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas por esforço repetitivo (ler/ DORT).

Fisioterapia Esportiva: 
Prevenir e reabilitar lesões em atletas e em praticantes de atividades esportivas.

Grupos Especiais: 
Estimular os músculos de quem sofre limitações de movimento, como idosos (terceira idade) e portadores de deficiência física.

Indústria de Equipamentos: 
Pesquisar, desenvolver e testar equipamentos para uso em terapia.

Neurologia Adulta: 
Auxiliar na reabilitação dos pacientes que tiveram derrame cerebral, paralisia e traumatismo de coluna e crânio.

Neurologia Pediátrica: 
Auxiliar na reabilitação dos portadores de patologias e síndromes típicas de criança, como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, RDNPM (Retardo no Desenvolvimento Neuro- Psicomotor), Toxoplasmose, entre outras.

Ortopedia e Traumatologia: 
Acelerar a recuperação de movimentos, e reduzir dores, de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir e reabilitar lesões da coluna vertebral, e das articulações, causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo.

Programa de Saúde da Família: 
Prevenir e tratar doenças, e reabilitar pacientes em unidades básicas de saúde, e em domicílio.

Terapia Intensiva: 
Tratar pacientes críticos internados em UTIs, aplicando técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético.

Geriatria e Gerontologia: 
Utiliza procedimentos próprios que visa estimular a musculatura, evitar o seu enrijecimento, e treinar a coordenação motora e manutenção do equilíbrio de pessoas idosas. E ainda tratar doenças comuns à terceira idade, tais como: Diabetes, Hipertensão Arterial, Síndromes Vestibulares.

Obstetrícia: 
Utiliza procedimentos próprios para as disfunções musculares, e respiratórias, para evitar problemas circulatórios, e de postura, em mulheres grávidas, e treiná-las para o parto e pós-parto.         

Ginecologia: 
Utiliza procedimentos próprios, que visa a conscientização corporal, Eletroterapia, Cinesioterapia e outros recursos, na incontinência urinária e fecal, masculina e feminina, Vaginismo, Endometriose, Tensão Pré-Menstrual, Dismenorreia, entre outros.

Reeducação postural: 
Tratar deformidades da coluna, ou problemas de postura, com exercícios de alongamento e de fortalecimento muscular. Também conhecido como RPG.

Reumatologia: 
Melhorar os movimentos de pacientes com problemas nas articulações, deformações, artrite e reumatismos. 

Disfunção da ATM (articulação temporo mandibular): 
Atua principalmente sobre a Odontologia e patologias da coluna, tratando de disfunções da ATM (Articulação Temporo-Mandibular).

Fisioterapia esportiva: 
Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.

Oncologia: 
A Fisioterapia Oncofuncional tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cinético-funcional de órgãos, e sistemas, do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

A Fisioterapia ocupa hoje, lugar de destaque entre as profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo, nos últimos dez anos. Antes era uma profissão essencialmente voltada para a reabilitação, principalmente nas áreas de ortopedia e neurologia. Hoje é capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individual quanto coletiva. 

É crescente a solicitação da sociedade, para que o Estado disponibilize maior efetividade a atenção fisioterapêutica. Portanto, em se tratando de restaurar, desenvolver, ou conservar a saúde física do paciente, o fisioterapeuta é o profissional habilitado para exercer tais atividades, com total segurança.

Fisioterapia, só o fisioterapeuta faz! 


Lea Mansur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments: