Kerry e Putin: Conferência para a paz na Síria?


Foto: Ultimo segundo

Na última terça-feira (07), após uma reunião entre o Secretário de Estado dos EUA, e o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou, John Kerry disse que as duas nações realizarão uma nova conferência internacional no fim deste mês, para avançar no plano de transição elaborado no ano passado, em Genebra. E disse durante uma coletiva, com seu Chanceler Lavrov, que o plano deve ser de um caminho para a paz, e não apenas um "pedaço de papel". 

Segundo Kerry, o objetivo ainda é realizar negociações diretas, entre o regime de Assad e representantes da oposição, para montar um governo interino. O plano de Genebra, que nunca entrou em ação, permitia a cada um dos lados, vetar candidatos considerados inaceitáveis, e acrescentou: “As nossas relações têm boas perspectivas. Não obstante as opiniões diferentes, estamos unidos na abordagem de questões estratégicas”, o que foi confirmado pela cooperação no processo da redução de armamentos estratégicos ofensivos, em torno do Afeganistão. 

A Rússia continua prestando grande assistência em outras esferas – o relacionamento com o Irã, a Coreia do Norte, e a OMC. “Gostaria de agradecer Serguei Lavrov pela abordagem construtiva e sei que o presidente Obama agradece o seu homólogo russo pela interação”. Mais uma questão em que se conseguiu um compromisso, que diz respeito à regularização na Síria. Moscou e Washington irão insistir para que seja implantado, na integra, o Comunicado de Genebra, anunciou Serguei Lavrov.

“A Rússia e os EUA vão fomentar o governo sírio, e a oposição, para que cheguem a uma solução política da crise, e possam acordar, até ao fim do mês corrente, à convocação de uma Conferência Internacional, em prol do desenvolvimento dos princípios da Conferência de Genebra do ano passado”. E a prioridade da visita de Kerry a Moscou, é o acordo de realizar em breve, uma Conferência Internacional, sobre a Síria, segundo afirmaram ambas as partes.

Fonte: Terra, Ultimo Segundo, e Voz da Rússia.

Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário