Lebos Chaguri


A Motonáutica é um desporto aquático, que engloba diversas atividades realizadas em uma embarcação com propulsão por motor. Esta atividade é famosa no Mundo inteiro, e diversas competições são realizadas, dentro e fora do Brasil. 

Um dos grandes Pilotos, que desafia a velocidade nas águas, é o paulistano de origem libanesa, Lebos Chaguri (47 anos). Que faz questão de expor, com muito orgulho, em seu barco duas bandeiras, a do Brasil, e a do Líbano.

Ele começou cedo, sua carreira no Iatismo e Wind Surf, com apenas 11 anos de idade. Aos 13 anos foi um dos pioneiros no Skisurf, se colocando na sétima posição.

Aos 16 anos de idade, ele estreou na categoria 125 cc, e em 1985 na 450 cc, conquistando o primeiro lugar no Campeonato Paulista Brasil.

Após ficar anos longe do esporte, em 2001, o Piloto voltou com tudo, e começou a participar de campeonatos de iatismo, onde conquistou vários títulos.

Ele também conseguiu junto à FPENM (Federação Paulista de Esportes Náuticos a Motor), autorização para ingressar na Categoria Fórmula Indy, sem passar pelas categorias de base da motonáutica. Além disso, ele estreou na última etapa do Campeonato Paulista de Motonáutica, em 2008, conquistando o 3° lugar. 

No ano de 2009 conquistou o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista ( Fórmula Indy). No ano de 2010 estreou na F1 Power Boat Sul-Americana conquistando em sua primeira corrida o 7º lugar.   No ano de 2011 estreou no Campeonato Mundial de Fórmula 1 Nations Cup (Motores e barcos de fórmula 1 iguais) em Cingapura, conquistando o 10º lugar entre os 20 pilotos. 

Em março de 2012 quando participava da 1ª corrida do ano de Fórmula 1 Nations Cup em Knor Fakkan (Sharjah,  Emirados Árabes) e ocupava a 6ª colocação na qualificação, sofreu um acidente com outro barco, a  quase 200 km/h.

 O barco voou e ao se chocar com a água Lebos desmaiou. Seu airbag não funcionou e ele ficou submerso por 53 segundos, quando foi resgatado.
Imediatamente foi encaminhado para a UTI de Knor Fakkan, depois transferido para UTI de Sharjah.  Chegando ao Brasil novamente ficou na U.T.I. em São Paulo. 

As consequências foram embolia pulmonar, trombose e coágulo cerebral.  Ficou em tratamento até novembro quando teve alta médica para voltar a correr. 

E sua jornada, não terminou por aí, agora ele competirá na Fórmula 1 Sul-Americana, e novamente no Nations Cup, tentando trazer mais um título ao Brasil.

No entanto, apesar de ser um dos Pilotos qualificados para diversos campeonatos internacionais, ele precisa de todo apoio e patrocínio, e no Brasil, ainda falta muita atenção a essa modalidade, que é tão valorizada no mundo afora.

Alguns de seus títulos:

-Campeão Paulista de M. Oceano. 
-Vice Campeão Paulista de M. Oceano. 
-Campeão Paulista de Hobie Cat 14 
-Vice Campeão Paulista de Hobie Cat 14 
-Campeão Semana Internacional de Vela de Ilha Bela HC 14 (prova mais importante da América Latina)
-Vice Campeão Semana Internacional de Vela de Ilha Bela HC 14 
-Campeão Semana de Vela de São Sebastião HC 14 
-Vice Campeão Semana de Vela de São Sebastião HC 14 
-Campeão 1° Copa Paulista de Hobie Cat 14 
-Campeão Virada Esportiva Hobie Cat 14 
-Campeão Ctg estreante Campeonato Sudeste Brasileiro HC 14 
-Campeão da Semana de Vela de São Paulo 

Assista nosso Campeão, competindo na F1 POWER BOAT:


Toda nossa equipe torce por você!


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário