Mudando de país, de fase a fase!


Quando você pensa em mudar de país, tem tanta coisa para programar, que às vezes dá para desistir da ideia, mas não precisa ser sempre assim. Ao mudar, você precisa saber que existem 5 fases e cada fase terá seus desafios e emoções.

Vamos começar com a fase 1: Decisão
Essa é a fase que você tem que pensar por que você quer mudar, aonde você quer ir, e quando. Muitas vezes, o “por que” e o “onde”, estão ligados. Por exemplo: Se você quer aprender Frances, você vai para França, assim você só precisa decidir quando. É muito importante que você tenha um objetivo para sua viagem. Ajudará muito, principalmente nas horas difíceis.

Fase 2: Pesquisa 
Essa é a fase que você já decidiu onde, quando e porque você esta indo. É a fase onde você começa a pesquisar sobre o país: moeda, clima, cidades, língua, etc.
Você também precisa pesquisar sobre seguro de viagem, de saúde, transporte na cidade, moradia (onde morar, como alugar quarto ou casa) entre outros.

Fase 3: Mudança 
Essa é a fase que você pega o avião, e diz até logo para a família e amigos. A despedida é a parte mais dolorosa dessa jornada. Agora sua viagem realmente começa, e você terá novos desafios, como choque cultural, morar com estrangeiros, aprender a língua, aprender a cozinhar a comida no país novo, e muitas outras coisas que acontecem ao longo do caminho.

Depois de algumas semanas, você começa a se sentir “em casa”, e é ai que a nostalgia bate! Essa é a parte mais difícil dessa fase. Como lidar com a saudade de casa, e de tudo relacionado a ela: Os amigos, a família, o cachorro, o prato favorito, a praia, os sambinhas de finais de semana, e tudo mais que faz a sua vida especial...

Além disso, você também vai passar pelo choque cultural, mas existem algumas coisas que você pode fazer para saber sobre como lidar com o choque cultural:

1.Turismo: Para começar a se sentir em casa, visite a cidade e conheça os pontos principais. Você vai se sentir em casa mesmo, quando alguém perguntar onde fica um local e você sabe dar as direções.

2.Tenha um amigo “nativo” e um amigo brasileiro: Tendo amigos do país, faz com que você aprenda a língua e a cultura, ao mesmo tempo. Tendo um amigo brasileiro é mais fácil para poder compartilhar, com alguém que sabe exatamente, o que você esta passando.

3.Passeios e cafés: Esse é o modo, internacionalmente, mais conhecido de desenvolver uma amizade. Um bom café gera um bom papo, e ali a vida é compartilhada! Passeando pela cidade não gasta nada, e se for alguém que conhece a cidade bem, além de um papo gostoso, você aprende sobre a cidade também!

4.Pensamento positivo: Sempre tenha em mente tudo de bom. Às vezes, as coisas não saem como planejadas, mas veja sempre o lado positivo de tudo. Sempre que conversar com um cidadão do país, fale das coisas que você mais gosta, ou admira no país. Mostre que você conhece a cultura, e que a respeita.

5.Enfrente os desafios do dia a dia: Às vezes, as tarefas mais fáceis se tornam os maiores monstros. Um exemplo simples, é se você mora num pais, que você não fala a língua, e precisa comprar um ticket de metrô, e na máquina não tem nada escrito em inglês, ou em português. O que você faz? Esses desafios do dia a dia vão desaparecendo com o tempo, mas no começo é difícil.

6.Mantenha alguma rotina: Se você costuma fazer escova no cabelo toda terça, ou assiste futebol toda quarta, continue fazendo isso. Não quebre toda a sua rotina. Isso faz com que você se sinta menos “perdido”, assim que você muda.

7.Crie um diário de alguma maneira: Eu tenho um amigo que morou em Berlin por dois anos, e todo 1o final de semana do mês, ele ia numa praça e tirava uma foto. No final do curso, ele tinha 24 fotos, uma com cada história para contar, mas sempre no mesmo lugar. Muito legal e original a ideia do diário dele.

Fase 4: Upgrade
Começa quando você mora no país, pelo menos um ano. Essa é a fase que você quer melhorar de vida. Você quer morar numa casa melhor, com menos pessoas, quer um emprego melhor, entre outras necessidades, que aparecem na fase do upgrade.

Fase 5: Direção
Depois de alguns anos, a fase 5 começa a assombrar a sua mente! Essa é a fase onde você tem três opções: Você fica no país onde está, muda de volta para o Brasil, ou você muda para um país novo!

Seja qual for a sua decisão, você terá vantagem e desvantagens.
Seja qual for a sua decisão, tenha uma ótima viagem!


Rafael dos Santos
Autor do Livro: Moving Abroad, one step at a time.
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário