O Folclore Brasileiro e o Curupira


O folclore é um conjunto de lendas e mitos, que se tornam crenças populares, e as pessoas passam essas estórias de geração para geração. O folclore brasileiro é demasiadamente rico, pois, o Brasil, é um país muito grande, cheio de diversidades, e possui um toque místico, pela sua imensa natureza. Muitos desses contos servem para passar lições importantes, e outros, apenas para diversão, e até para assustar. Muitas vezes, o folclore, pode ser tão popular, que festas enfatizando essas lendas e mitos, são realizadas, em todas as partes do país.

Um dos personagens do folclore brasileiro é o Curupira, um protetor das matas e dos animais silvestres. O Curupira, não faz nenhum mal a pessoas que cuidam da natureza, no entanto, àqueles que a destroem, ele persegue, faz com que se percam na floresta e até mata. Seus alvos principais são os caçadores e lenhadores, e para assustá-los, de início, ele emite sons, e assovios agudos.

Os encantamentos do Curupira também servem para educar novas crianças, na função de protetores da natureza, além do mais, o Curupira, auxilia os pescadores e caçadores que necessitam destas atividades para sobreviverem.

Aparentemente, o Curupira, é um anão de cabelos vermelhos, e corpo de homem, porém, seus pés são virados para trás, e por esta razão, ele deixa pegadas enganosas no chão, o que faz com que ninguém consiga descobrir onde ele está. Ele gosta de sentar nas sombras das árvores, e comer de seus frutos, principalmente mangas. O Curupira é muito rápido, mas vários índios afirmam que o viram, e alguns, afirmam que até já falaram com o Curupira.

Os portugueses tiveram contato com a lenda, no início de sua chegada ao Brasil, inclusive o jesuíta, José de Anchieta, que relatou a lenda do Curupira, fazendo a primeira referência à ele, em 1560; mas os portugueses acreditavam que o Curupira era um espírito do mal. Para os que acreditam no Curupira, ou não, é importante não se esquecer de que nós devemos amar, respeitar e preservar a natureza.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário