Participe: 1 Picasso por 100€



Quem nunca sonhou, em ter em sua casa um tesouro? Uma obra de arte? Uma tela pintada por um dos melhores pintores na história da humanidade? Hoje este sonho, pode se tornar real. Em um Sorteio online, onde 50 mil bilhetes serão vendidos, cada um, por 100€, você pode concorrer a tela intitulada: “O Homem da Cartola”, uma pintura original, feita por Pablo Picasso. Além disso, na compra do bilhete, vocês estará ajudando a preservar a herança arqueológica do Líbano.

Atualmente esta obra de arte, é avaliada por 1 milhão de euros. Sua filha Maya Picasso, e seu filho, Ruiz Picasso, garantem a autenticidade desta tela.

Esta foi a iniciativa da Associação Internacional que protege a cidade de Tiro, no Líbano, uma região considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, pela suas riquezas, históricas e arqueológicas.

Com o dinheiro arrecadado, dois projetos serão realizados pela Associação: o financiamento de um instituto de pesquisa em Beirute, sobre a civilização fenícia, onde estará aberta para estudantes que tem interesse nessa área, e também a construção de uma vila com atividades tradicionais fenícias, com a fabricação de objetos artesanais, da mesma maneira, como se era realizado pelas antigas civilizações. Influenciando e preservando assim, a arte, e a história.

A Gazeta de Beirute, conversou um pouco com Maha Khalil Chalabi, a fundadora deste projeto, após a conferência de imprensa, realizada em sua casa, onde jornalistas de todo mundo, que residem no Líbano, compareceram.
  


Primeiramente, gostaria de salientar, que o apartamento de Maha Khalil, é praticamente um Museu de Arte, com relíquias arqueológicas, e trabalhos artesanais, que ela mesmo, faz questão de produzir.

GB: Boa Tarde Senhora Maha, qual e a importância da preservação da herança arqueológica que existe no Líbano?

Maha Khalil Chalabi: O Líbano é muito valioso, e como vocês sabem, é rico em sua história.  As relíquias das civilizações passadas, estão embaixo do nosso solo, e temos que preservar, pois isso é mais importante que o petróleo dos árabes, é uma riqueza que se preservada, durará eternamente. Todos os libaneses que estão no Líbano, ou em outros países, devem ajudar na preservação. Salvar essas riquezas, para todas as gerações que virão, que futuramente também poderão se beneficiar disso.

GB: Em sua opinião, o governo libanês, tem trabalhado por essa preservação?

Maha Khalil Chalabi: O Líbano sempre esteve envolvido em problemas políticos, guerras e conflitos. Então sempre houve a existência de questões mais urgentes, a serem resolvidas. Além do mais, o Líbano apenas tem o conhecimento de uma pequena  parte dessas relíquias, há um mundo que ainda não foi desvendado, embaixo do nosso solo, e as que já foram descobertas,  não estão sendo preservadas como devem ser, por esta razão, existe as Associações, que lutam pela preservação de nossa história e arte, que  tanto vem sofrendo com a urbanização, guerras, construções ilegais, entre outros.

GB: Você gostaria de deixar alguma mensagem?

Maha Khalil Chalabi: Sim, eu queria dizer a todos, que os fenícios eram os melhores inventores e artistas, e há grandes indícios de que os fenícios foram os primeiros a estarem na América latina. Eu espero que todos os libaneses, aqui, no Brasil e no mundo, apoiem esse trabalho, porque assim eles terão a oportunidade de possuir um quadro de Pablo Picasso, e ao mesmo tempo eles estarão ajudando a própria pátria, e participando da preservação da civilização fenícia. 

GB: Obrigada, e parabéns, pela ideia. Tenho certeza que muitos brasileiros no Líbano, e libaneses no Brasil, estarão participando.

Para comprar o bilhete e concorrer, nesta loteria de Arte, veja o website:


Chadia Kobeissi-Foto-Muhammad Tohmaz
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário