Rafik Hariri


Hoje no especial, quem é quem, nós vamos falar de um dos políticos que mais influenciou o cenário político, e a estrutura do Líbano, um homem muito empreendedor e reformador.
Rafik Hariri


O notório Ex-Primeiro-Ministro, Rafik Hariri, nasceu em Sídon, em 1 de Novembro de 1944, numa modesta família sunita. Em 1964, Hariri entrou na Universidade Árabe de Beirute (BAU), onde iniciou o curso de Administração de Empresas, mas um ano depois, viajou para Arábia Saudita, e quatro anos depois, montou sua própria empresa, se beneficiando da alta do preço do petróleo, onde conseguiu então uma grande fortuna. Hariri trabalhava constantemente com a família real, e por estes trabalhados ganhava imensas quantias em dinheiro, principalmente quando fechou o contrato para a construção de uma enorme mansão, perto de Meca, para o Rei Jaled.

Em 1978, ele obteve a cidadania saudita, e um ano depois, fechou diversos contratos de construções de mansões, hotéis, edifícios, empresas, entre outros, podendo assim, obter a filial da Oger Saudi, uma empresa francesa, na região da Arábia Saudita. Nos anos seguintes, Hariri ampliou seus negócios, sempre relacionados a empresas petrolíferas, indústrias, telecomunicações, e construções. Após ter feito muito dinheiro, e em plena guerra civil, ele volta a Sídon, e funda o Instituto Islâmico para a Cultura e Educação Superior, uma realização em conjunto com a família real saudita.

Em 1982, após o término da guerra civil, ele já possuía boa parte das construções de Beirute, em seu nome, e diversos outros lugares, e ajudou a reformar a capital, com seu próprio dinheiro. Em 1983, ele ingressou na carreira política, onde tentou fazer vários acordos pacíficos na região. Em 1984, o Instituto Islâmico para Cultura e Educação Superior, atualmente nomeado Fundação Hariri, foi expandido para diversos lugares do país, com inúmeras sedes no Líbano, e em todo o mundo. Nesta instituição, ele criou um plano de bolsas de estudos, que permitia que milhares de estudantes libaneses fossem estudar, nas melhores universidades do mundo. Hariri foi nomeado como Presidente do Governo do Líbano em 1992 (cujo mandato durou ate 1998), tendo sido também Primeiro Ministro do Líbano, por dois mandatos consecutivos. Em 1993, ele fundou a TV Futuro, e realizou, com a Solidere (uma companhia público-privada, onde ele era sócio majoritário), um grande projeto da reconstrução de Beirute, apoiado pelo Banco Mundial. 

E em 2005 Hariri foi assassinado durante a explosão de uma van com 1800 kg de TNT que explodiu próximo a carreata que estava ocorrendo na região do St. George Hotel, em Beirute. A explosão tirou a sua vida, de seus seguranças, de outras 22 pessoas, e de seu amigo, o Ex-Ministro da Economia, Bassel Fleihan, e encerrando assim, seu trabalho de progresso e desenvolvimento do Líbano. Milhares de pessoas prestaram homenagem à Rafik Hariri, que foi enterrado junto com seus seguranças, num local que é aberto a visitação pública, ao lado da Mesquita Mohammad Al-Amin, em Beirute. Hariri sempre será lembrado. 

No aspecto positivo o trabalho de Hariri para o país, transformou Beirute em um novo mercado, que se abriu para trazer as melhores marcas internacionais para o Líbano, porém no aspecto negativo, o Líbano ficou com uma dívida externa enorme. Rafik Hariri foi casado duas vezes, e Saad Hariri, um de seus filhos, e cuja visão política, se diferencia um pouco da visão do pai, o sucedeu na carreira política.

Veja mais ----> Suleiman Frangieh

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário