Sheikh El Mehchi – Berinjelas Recheadas

Mais um prato gostoso da culinária árabe. Berinjelas fazem parte do nosso dia a dia, e esta versão é bem diferente. A berinjela é conhecida, como a rainha dos recheados, e é um ingrediente típico da culinária libanesa.








Ingredientes:

4 berinjelas (cerca de 1kg)
100g de manteiga
1 cebola grande picadinha
300 g de carne moída 
50g de pinholes (snoubar) ou nozes picadas
150g de extrato de tomate ou 500 ml de molho de tomate da sua preferência
Sal a gosto
Um chumaço grande de salsinha bem picadinha

Modo de preparo:

Lave as berinjelas, sem descascar, e conserve o cabo. Refogue-as por alguns minutos na manteiga, virando-as esporadicamente. Refogue a cebola numa frigideira com um pouco de manteiga, doure e acrescente os pinholes e a carne moída. Tempere com sal e pimenta.Se você não gostar de usar manteiga no preparo, pode usar uma margarina light ou mesmo óleo de milho ou canola. Fica mais leve e menos calórico, só que não vai ter aquele gostinho de manteiga.Deixe Cozinhar, mexendo sempre, por 10 minutos em fogo médio, deixando secar um pouco o líquido que se forma. Preaqueça o forno.

Corte as berinjelas ao meio, no sentido do comprimento, retire um pouco da polpa e preencha com o recheio. Coloque-as numa assadeira. Se for usar o extrato de tomate, dissolva em 800 ml de água, ou você também pode usar tomates frescos picadinhos, ou mesmo o molho de tomate preparado da sua preferência. O resultado é o mesmo.

Leve ao forno médio, 180C e deixe assar por uns 30 minutos; se secar demais, você pode acrescentar um pouco mais de molho por cima. Para ficar ainda mais gostoso, sapeque a salsa picada por cima, e regue com bastante azeite virgem, libanês, de preferência!  

Esse prato pode ser acompanhado com arroz pilaf, que nada mais é que o arroz feito com açafrão. 

Fátima Jabur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário