Situação caótica em Oklahoma após grande tornado

Foto: FM
O desastroso tornado que atravessou a região de Moore na última segunda-feira (20), dizimando quarteirões de casas, e deixou pelo menos 24 mortos, e cerca de 240 feridos. Jerry Lojka, Porta-Voz dos Serviços de Emergência de Oklahoma, disse que equipes de cães de busca e salvamento, ainda estiveram procurando vítimas na quarta-feira (22), sob os escombros, mas que a atenção também será focada em um grande trabalho de limpeza. Após um longo dia de buscas em meio a casas destruídas, que foi retardado pelo tempo chuvoso, o comissário do condado de Oklahoma, Brian Maughan, disse que aparentemente não há mais nenhum desaparecido.

"Da lista de pessoas que nós tínhamos, todas foram localizadas, de uma forma ou de outra", disse ele. Equipes de emergência tiraram mais de 100 sobreviventes dos escombros de casas, escolas e de um hospital, depois que o tornado atravessou a região da cidade de Oklahoma, com ventos em velocidade superior a 200 km, deixando um rastro de destruição, num raio de 23 km de comprimento por 2 km de largura. A destruição foi tanta, que muitos moradores não conseguiam localizar suas próprias casas. Na zona rural, testemunhas disseram ter visto cavalos e vacas voando. "Foi como no cinema", disse o criador de cavalos Lando Hite à emissora de TV KFOR. Pelo menos 120 cavalos morreram, segundo proprietários de haras da região.

O Serviço Meteorológico Nacional atualizou o cálculo da força da tempestade, na terça-feira (21), dizendo que foi uma rara EF5, a mais poderosa classificação na escala Fujita. Apesar de relatos pelas redes de mídia, afirmando um numero bem maior de mortos, até o momento, o numero oficial de mortos divulgado pelas autoridades americanas é de 24, entre eles, 9 crianças, além de aproximadamente 240 feridos.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute

Fonte: Reuters
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário