Suor noturno - Gazeta de Beirute
O PORTAL SEMANAL DE NOTÍCIAS DO LÍBANO PARA A COMUNIDADE BRASILEIRA NOTICIAS DO LIBANO, NOTÍCIAS DO LIBANO EM PORTUGUES- Brasileiros no Libano

smileÚltimas notícias :Exército da Síria retoma estrada para retirada de armas químicas  veja mais...smileInternet e ligações telefônicas são cortadas na Síria  veja mais...smileAlto comandante do Hezbollah morre em combate na Síria  veja mais...smile

Suor noturno



Suor noturno é uma condição que ocorre no meio da noite, ou em qualquer momento que você estiver dormindo. Pessoas que sofrem de suor noturno acordam de um sono profundo, sentindo-se extremamente frios, úmidos e com sudorese excessiva.  E muito chato como eles interrompem o sono, muitas vezes levando à insônia, e ao estresse. Você sabe que está sofrendo com suores noturnos, quando você encharca o pijama, lençol e/ou o travesseiro. O suor noturno é uma doença relativamente menor, mas ainda preocupante. A maioria das pessoas sofre com isso de vez em quando. Ele geralmente não indica qualquer problema de saúde, mas em casos raros, é o sinal de uma infecção bacteriana, ou até mesmo câncer.

Em um momento ou outro, a maioria das pessoas acordam com lençóis, travesseiros e/ou pijama molhados, como resultado da transpiração. Em alguns casos, isso é normal e pouco frequente. Mas, às vezes, as causas são muito mais graves, são resultados de infecções, ou até mesmo doenças. As principais causas dos suores são as glândulas sudoríparas hiperativas, durante a noite, e deve ser levada a sério, você deve excluir as causas óbvias. Se não um isolamento excessivo de roupas, ou cobertores, pode ser outra razão.

Suores noturnos, que são causas de preocupação, são aqueles que encharcam repetidamente os pijamas, e se existirem outros sintomas associados a eles, como: febres, perda de peso, inchaço nos nódulos linfáticos, fatiga extrema, infecções agudas ou crônicas, baixa presença de açúcar no sangue de pacientes diabéticos. Nesse caso, a melhor coisa a fazer é procurar um médico especialista no assunto. Já os suores noturnos que alguns de nós sentimos em noites de calor, são provavelmente normais para as pessoas que não apresentam qualquer outro sintoma preocupante, e também no caso de mulheres jovens em sua época de menstruação, e de mulheres mais velhas no período da menopausa. 

Outra causa de suores noturnos é o estresse e a ansiedade, que podem produzir hormônios que aumentam a transpiração. A enxaqueca e os alimentos picantes, ingeridos antes de dormir, também são causas de suores frios à noite, que não devem causar preocupação indevida. A sudorese noturna é um efeito colateral comum de medicamentos, como drogas que combatem a febre, antidepressivos e outras drogas psiquiátricas. Remédios como a aspirina e o paracetamol são tipicamente responsáveis. Outras drogas que causam suores frios, como efeitos colaterais mais comuns, são sildenafil (Viagra), niacina, cortisona, hidralazina e tamoxifeno. 

 Em casos raros, os suores frios à noite, são um sintoma da hiperidrose idiopática – uma condição em que o corpo transpira excessivamente, sem nenhuma causa médica identificável. Os distúrbios psicológicos que afetam o equilíbrio hormonal podem precipitar suores frios à noite. Um exemplo de um distúrbio psicológico, que provoca sudorese noturna é o “transtorno de pesadelo”. Esse distúrbio aumenta a adrenalina no corpo, o que abre as glândulas sudoríparas. 

Os diabéticos também podem sofrer de suores frios, porque tomar a insulina, e outros medicamentos, pode levar a pressão arterial baixa. Condições neurológicas que afetam a circulação do sangue, como o Acidente Vascular Cerebral, e a Disreflexia Autonômica, por exemplo, também podem ser responsáveis pela transpiração noturna. Também podem ser sintomas de vírus e infecções. O vírus influenza e o da tuberculose são suspeitos de disparar a condição. Além disso, infecções bacterianas são possíveis razões. Essas inflamações são a endocardite, que é a inflamação das válvulas cardíacas; a osteomielite, que é a inflamação dentro dos ossos, e também os abscessos. 

Ainda mais sério, pode ser um sintoma precoce de infecções por HIV, Câncer, principalmente linfomas e vasos sanguíneos rompidos. Enquanto suores frios noturnos podem resultar de mudanças de hormônios, que afetam as condições do organismo, às vezes eles são sintomas de doenças graves como diabetes, infecções, de HIV, ou de distúrbios como a Síndrome Carcinoide. Se a transpiração noturna é frequente, especialmente quando as causas óbvias são eliminadas, você deve procurar aconselhamento médico.

Causas de suores noturnos e como reduzir a transpiração: 

O quarto é muito quente: Pouco óbvio, mas tente manter o quarto um pouco mais frio, do que o acostumado quando você adormece, para reduzir a transpiração noturna. Diminua também a quantidade de cobertores.

Menopausa: Alterações no corpo durante a menopausa podem causar suor noturno, resultado de alterações hormonais.

Falta de água: Um corpo desidratado vai ser um pouco mais quente, do que um corpo devidamente hidratado. Beber mais água pode ajudar a manter a temperatura do corpo, especialmente à noite.

Doenças Graves: Transpirar excessivamente a noite pode ser causa de uma grave patologia. Principalmente, se a sudorese aconteceu de repente, e recentemente, e em seguida, pode ser o sinal de uma doença. Isso pode ser sinal de um problema grave, e deve-se procurar um médico.

Tipo de colchão: Quando o corpo esta quente durante a noite, na maioria das vezes, o calor é absorvido pelo colchão. Eis porque, as três primeiras horas de sono que você dorme bem e não fica demasiadamente quente e suado. Depois que o colchão absorve muito calor, não há nenhum lugar para esse calor ir, assim você sua para reduzir a temperatura do corpo, e o suor fica acumulado no colchão.

Ganho de Peso: Ganhar peso extra, em alguns casos, significa que você esteja mais quente do que você costumava ser, já que a camada adiposa (gordura) é um isolante térmico. Você pode estar dormindo nas mesmas condições que você sempre esteve acostumado, mas o peso extra, o fará suar mais.

Roupa de cama de tecido sintético: A maior parte do calor corporal é eliminada em forma de transpiração, através dos poros. Se seu travesseiro e/ou lençol, não é muito respirável, isso pode significar que o seu corpo vai reter mais calor do topo de sua cabeça. Um travesseiro/lençol de algodão, e mais respirável, permitirá que o suor seja absorvido, e não retido, como nos tecidos sintéticos.

Comer alimentos picantes e beber álcool antes de dormir: Comida picante e álcool podem aumentar significativamente a temperatura interna. Se o álcool for ingerido a noite, a temperatura corporal ainda é muito alta quando for para a cama, o que pode causar a transpiração noturna excessiva.

Como você pode se ajudar: Se você está sofrendo de suores noturnos, uma boa ideia e prestar atenção nos seus sintomas; uma vez que todos os sintomas óbvios estejam descartados, procure um medico para se avaliado. Se tudo estiver bem, algumas estratégias simples podem ajudar. Uma boa ideia, é começar a beber bastante água, ou suco de frutas diluídas, antes de dormir. Deixe pelo menos 3 horas entre comer e beber chá, álcool ou café, e ir para a cama. Reduza o álcool e alimentos condimentados. Assegure uma ventilação adequada no quarto. Se ansioso, tente algum método para ajudar a relaxar, como respiração, ioga, meditação, ou ate mesmo um antiansiolíticos.

Tratamento: O tratamento envolve diagnóstico adequado, onde o médico observa os sintomas, e traça um plano de tratamento adequado para cada tipo de paciente. Dependendo da causa, o tipo de tratamento será feito, onde o médico irá sugerir que você evite comer certos alimentos, lhe receitará anti transpirantes, terapia de iontoforese, injeções de botox, e em casos graves, uma cirurgia.

Tratamento alternativo: Tanto homens quanto mulheres têm tomado remédios à base de ervas, como chá de sálvia e motherwort para aliviar a sudorese noturna. A sálvia acalma e atenua o stress, enquanto que a motherwort, erva da família das mentas, ajuda os nervos e o sistema circulatório, que afetam diretamente os suores noturnos.


Lea Mansur
Gazeta de Beirute 
Share on :

32 comments:

Anônimo disse...

Mto bem Lea!

Anônimo disse...

QUE MEDICO PROCURAR?

noixnaweb disse...

já tive muitas noite de suar muito, passou um tempo que não acontecia de suar de molhar a blusa, essa noite suei muito, estou preocupada depois de ler as causas..o que faço ...

Dra Lea Mansur disse...

Provavelmente stress!!!! mas preciso de mais dados pra ter um diagnostico mais preciso, tipo idade, biofisico, alimentacao, pressao arterial, fumante, consome bebida alcoolica, entre outros basicos.

Anônimo disse...

Eu suo um pouco a noite, não chego a encharcar o o pijama, sempre durmo com uma ou mais coberta, meu corpo fica muito quente... Tenho 19 anos... O que pode ser Dra?

Anônimo disse...

Complementando o comentário acima, que sao em dias de frios, com temperatura entre 10 a 15 graus (quanto mais frio mais cobertor, já cheguei a usar 5)... Obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde! Meu marido tem suado muito durante a noite e reclama de frio ao mesmo tempo; reclama de palpitações de vez em quando. Ele tem 32 anos, fuma e ingere bebidas alcoólicas. Que tipo de problema ele pode ter e qual o especialista devemos procurar?

Celina Alves disse...

Comecei a ter esses suadores todas as noites, de molhar pijama, lençol e travesseiro, tomo fluoxetina e apraz há anos, tenho 47 anos, sinto um aperto no peito, uma dor estranha no externo que vai até a costela. Fiz ecg e rx e o medico disse que não e nada, que é dor muscular, mas esqueci de dizer a ele dos suadores, o que pode ser?

marilu.m disse...

Estou apresentando sudorese nortuna há 3 ou 4 noites. Não verifiquei a pressão e a glicose porque não senti outros sintomas. Apenas suor abundante na nuca e cabeça. As explicações que li me ajudaram. Ja agendei médicos. Grata.

Adriana Gouveia disse...

Que Médico procurar?

Anônimo disse...

estou tendo suor noturno molhando somente testa entre o seio e embaixo d joelho atras oq pode ser tenho trinta e nove anos

beirut lebanon disse...

Para tudos que querem o contato com a DR.Lea Mansur

saadlea@hotmail.com


Gazeta de Beirute

Anônimo disse...

Tenho sudorese noturna desde que menstruo, aos 11 anos de idade. Durante o dia minha temperatura tbém aumenta neste período. Incomoda e até hoje nenhum médico (gineco/endocrino) se interessou,...Devo considerar normal?..Hje tenho 35 anos.

Anônimo disse...

Que esoecialidade médica deve-se procurar?

Unknown disse...

Meu filho de 16 anos começou a suar muito há duas noites, lendo as causas possíveis e eliminando as causas obvias , fiquei muito preocupada. Que especialidade medica devo procurar?

Juliana Pollastrelli disse...

Boa tarde.
em menos de 15 dias tive sudorese noturna acompanhada de muito frio 4 vezes.
Percebi que foi depois que fiz um tratamento para estomago, tomando um coquetel de remedio: Amoxicilina, omeprazol e claritromicina. Tenho tbm Hipoglicemia. Gostaria de saber qual especialista devo procurar para fazer uma avalização.

Anônimo disse...

Meu marido soa muito durnte a noite,chega molhar a camisa e o travesseiro,ele tem 22anos e faz tratamento com lozartana para controlar a pressao oq pode ser essa suadeira?

Anônimo disse...

Meu marido soa muito durnte a noite,chega molhar a camisa e o travesseiro,ele tem 22anos e faz tratamento com lozartana para controlar a pressao oq pode ser essa suadeira?

vanessa rodrigues disse...

Durante a gestação suava muito à noite. Passaram-se 2 meses e ainda estou suando bastante, acordo no meio da noite escorrendo de suor, começo a dormir com uma quantidade de roupas e acordo sem elas, mesmo em dias frios. Ganhei peso e estou um pouco estressada, mas fiquei preocupada ao ler a matéria. Será algo grave Dra.?

flavia grandence disse...

Durmo com o ar-condiconado ligado e mesmo assim acordo toda molhada, estou ficando loca com isso. Até no inverno, isso não acontece sempre, mas quando começa dura noites. Oque devo fazer?

flavia grandence disse...

Esqueci de falar q sinto um frio enorme ao mesmo tempo, parece q eu tomei banho...

fabiana gomes disse...

Olá, tem uns 2 meses q acordo muito suada e depois me dá muito frio. Tomo o antidepressivo fluxene (floraxerina) e estou gravida de 8 meses, tenho 34 anos, estou pesando 70 kg e tenho 1,65. O q deve ser isso? Estou preocupada.

Katia Sousa disse...

Olá, a 7 meses fiz uma cirurgia pra retirar um câncer do colo do útero, e percebo que venho suando muito durante a noite, mesmo com esse tempo mais frio acordo super suada. Fui ao clinico geral a poucos dias, fiz vários exames e ta tudo normal. Mas agora que li essa reportagem fiquei meia que preocupada. Qual médico você me aconselharia procurar?
Obrigado.

Anônimo disse...

Dra. tenho a um bom tempo suor noturno excesivo, achei que era stress, so que agora fiz exame de sangue e deu linfocitos altos, sera que tenho algo grave

Anônimo disse...

Dra. tenho suado muito a noite já faz uns três meses, comecei tomar um antidepressivo (Donaren e lexapro) será que pode ser por causa dos remédios estou preocupada, molho pijamas lençóis tenho que trocar a roupa varias vezes a noite!!!!!

Anônimo disse...

Preciso de um especialista no Rio de Janeiro, alguém indica um?

Tenho suado muito nas ultimas 3 semanas e perdi uns 10 quilos por causa da perda de liquido ( suor noturno ) e uma tosse crônica que não me deixa a 2 semanas.

Meu contato: jflvendas@hotmail.com

Anônimo disse...

Odaban é um tratamento contra o sour mas não é definitivo, o seu efeito estende-se por dias ou semanas dependendo da pessoa e depois temos que voltar a usar. De qualquer maneira se resulta e ajuda imenso!
Deixo um excerto para poderem avaliar.
“Odaban foi especialmente formulado para tratar a transpiração excessiva. Actua formando uma capa que cobre as glândulas sudoríparas afectadas. O excesso de suor é reabsorvido pelo corpo e eliminado de forma natural. Após umas semanas de uso, a excessiva transpiração desaparece e o seu efeito mantem-se durante dias.
Pode causar temporariamente ardor e irritação em algumas pessoas. Neste caso deixe de usar o produto durante algum tempo. Se não melhorar abandone o tratamento e consulte o seu farmacêutico.”
“Odaban não é um desodorizante, é um tratamento para combater a transpiração excessiva.”
Como nas duas primeiras aplicações não senti reacções adversas, à terceira aplicação aumentei um pouco a dose, nem foi muito, mas passados uns minutos comecei a sentir um ardor e nessa noite nem durmi bem. De manhã tinha as axilas vermelhas, sobretudo na zona onde não cresce pêlos. Os sintomas foram atenuando, bem como a vermelhidão, e passado 1 dia voltei a usar.
É muito importante ler e seguir as instruções do folheto, não vá acontecer-lhes o mesmo!
Se entretanto comprarem comentem os resultados!
Boa sorte!

Anônimo disse...

Esta acontecendo cmg tmb

Anônimo disse...

Ola tenho comesado a suar mt no meio das pernas a noite oq pode ser isso estou preocupada?

Adriano Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
skull3327 disse...

eu acordo literalmente encharcado em suor praticamente encharco a cama toda pijama almofada tudo .

Anônimo disse...

meu filho tem onze meses e transpira bastante tanto a noite quanto de dia, alem disso a temperatura de cai bastante a noite. nao sei mais o que fazer por favor preciso de uma resposta!!!!!!

Postar um comentário

Foto Da Semana

 
Creative Commons License © Copyright 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all Subscribe via email Gazeta de Beirute