17 de Junho Dia Mundial de Combate à Desertificação e Seca

Foto: unccd

Criado pela ONU em 1994, e comemorado desde 1995, o Dia Mundial de Combate a Desertificação (World Day to Combat Desertification and Drought), visa promover a conscientização sobre a desertificação e a seca, bem como, a implantação da Convenção da ONU no Combate à desertificação nos países que enfrentam tais problemas, especialmente, a África. 

A data serve ainda para lembrar que a desertificação pode ser efetivamente enfrentada, por meio de soluções fortalecidas pela participação da comunidade, e sua cooperação em todos os níveis. O tema da campanha para 2013 é “Seca e escassez de água. A água doce é valiosa”.

De toda a água existente na Terra, apenas 2,5 % é doce, e sua disponibilidade para as pessoas, e os para os ecossistemas, é de menos de 1%, com fortes sinais de escassez. As zonas áridas são particularmente vulneráveis à escassez de água. Enquanto uma pessoa num determinado local, necessita em média, de pelo menos 2 mil m3 de água para o seu bem-estar, outras pessoas que vivem em zonas áridas, têm acesso a apenas 1.300 m3.

O objetivo da campanha neste ano, é aumentar a conscientização sobre os riscos da seca e da escassez de água nas zonas secas, e chamar a atenção da sociedade, sobre a importância de manter a saúde dos solos. O slogan deste ano “Não deixe o nosso futuro secar”, apela a toda a sociedade para agir e promover a persistência, além de prevenção, acerca da escassez de água, desertificação e seca. 

O lema da campanha ainda afirma que, todos nós somos responsáveis pela conservação e uso sustentável da água e do solo, e de que há soluções para estes sérios desafios, porque estes recursos naturais, e a degradação do solo, não devem ameaçar o nosso futuro. 


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário