4 libaneses são mortos, tensão aumenta


Quatro libaneses xiitas foram mortos, em uma emboscada na fronteira no Leste do Líbano, no último domingo (16). Após o incidente, amigos das vítimas e vizinhos, saíram de casa com pistolas, e metralhadoras, aumentando ainda mais a tensão na região.

Dois dos quatro homens, são da família Jaafar, um deles da família Amhaz, e o outro, é um cidadão turco da família Oglu, cuja mãe é libanesa, da família Seifeddine.  As famílias Jaafar e Amhaz são partes das clãs xiitas, de grande influência.

A emboscada ocorreu em Wadi Rafeq, uma área aberta no Vale do Bekaa, perto das cidades fronteiriças de Al-Qaa, Arsal e Ras Baalbek, quando o caminhão em que estavam duas das vítimas quebrou, eles ligaram e pediram ajuda, ao amigo, e mecânico, que vieram rapidamente, momentos depois homens armados dentro de carros sem placas, chegaram ao local, e atiraram, em todos eles.

A patrulha do Exército libanês chegou ao local do ataque, e levou os corpos dos mortos, às suas famílias.

Após o ocorrido, a tensão estava grande na região, principalmente após a propagação da notícia dos assassinatos, dezenas de homens armados caminharam enfurecidos pelas estradas.

Muitas pessoas na região acreditam que isso foi um ataque de moradores de Arsal, mas nada ainda ficou provado, e os moradores da cidade, principalmente os sunitas de Arsal emitiram uma declaração condenando os assassinatos e "todos aqueles que estão por trás deles, independente de quem sejam" .

O comunicado acrescenta que as mortes foram destinadas a "semear discórdia" entre as pessoas de Arsal e as pessoas da região de Baalbek, assim como afirmou em seu último discurso, o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que enfatizou que muitos dos conflitos no Líbano, são uma tentativa, de iniciar disputas entre sunitas e xiitas.

Muitos dos amigos, e familiares das vítimas, falam em vingança, mas os líderes religiosos, insistem que a justiça deve ser feita através do governo, e que os libaneses não devem ingressar nesse caminho, de guerra, sem volta.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
16-06-2013
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 comments:

  1. Ah..a religião. Unindo os povos e trazendo a paz.

    ResponderExcluir