8 DE JULHO - DIA NACIONAL DA CIÊNCIA

Estabelecido pelo Congresso Nacional em 18 de abril de 2001, pela Lei 10.221 para incentivar a atividade cientifica no país, o dia 8 de julho foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Ciência.  

O objetivo da data é incentivar a divulgação do papel estratégico da Ciência, da tecnologia e da informação, para o desenvolvimento do Brasil. Um primeiro e importante passo para colocar em destaque o estudo e a produção científica. 

A palavra Ciência vem do latim SCIENTIA, que significa Conhecimento. Podemos dizer que é um tipo de conhecimento que vai a fundo numa determinada questão, e procura compreender leis gerais, que forneçam uma explicação para o funcionamento das coisas. 

De maneira mais explicita, o cientista realiza observações, e a partir delas, faz verificações, classificações, ou medições, procurando traduzir os fatos, e produzir modelos úteis. A ciência nasceu em base de questionamentos humanos, na tentativa de achar respostas e explicações, para tais questionamentos, como:

•Do que o mundo é feito? 
•O que há lá fora? 
•Qual o segredo da vida?   
•Do que é constituído nosso corpo? 
•Como chegamos até aqui? 

Mais do que capaz de satisfazer a curiosidade, mostrou-se gradualmente, como uma verdadeira ocupação, inspirando trabalhos de vidas inteiras. 

Isso porque percebeu-se que, por meio da observação e experimentação (do método científico), era possível não só compreender o mundo que nos cerca, mas também compreender a nós mesmos, de forma a impelir o desenvolvimento de novas tecnologias, e assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

Nesse sentido, embora não exista por si só, e sim como uma produção humana, a ciência é, de longe, a ferramenta mais indispensável à manutenção do progresso.



                                       
                                       
GRANDES  NOMES  DA  CIÊNCIA   BRASILEIRA

O GB, com muito orgulho, faz uma homenagem a estes grandes cientistas brasileiros neste dia 8 de Julho. São estas pessoas que merecem nosso reconhecimento, e que trabalharam e trabalham, em prol da sociedade e da evolução da humanidade. 







Brasileiros que mais se destacam no mundo da ciência atualmente






Para garantir o sucesso no mundo da ciência, e a carreira cientifica, os doze cientistas citados acima, garantem alguns conselhos:

1. Leia muito, e de tudo – Não apenas livros técnicos. Leia Romances, contos, e poesia. Eles ajudam a desenvolver uma visão plural da vida. 

2. Exercite a curiosidade – Ela é o primeiro degrau de todas as descobertas. 

3. O terceiro idioma – Ler, escrever e falar inglês é básico. A diferença começa com o aprendizado de uma terceira língua. 

4. Tenha base sólida – As ciências básicas, como a física, a química e a matemática, alicerçam todas as outras carreiras. 

5. Escolha bem – A melhor escola nem sempre é a mais conhecida e famosa. Escolha entre as que têm professores mais atuantes. 

6. Pesquise sempre – As bolsas de iniciação científica dão chance de começar a pesquisar ainda na graduação. Aproveite-as. 

7. Escolha suas companhias – Se quiser ser cientista, conviva com cientistas. Frequente os laboratórios e centros de pesquisa mais produtivos de sua faculdade. 

8. Dedique-se – Vale a mais famosa equação de Einstein: sucesso = 10% de talento + 90% de suor. 

9. Tome a iniciativa – Não se satisfaça com o que o professor ensina. Busque mais informação. Todo bom cientista é um autodidata. 

10. Mire no exterior – O isolamento mata a pesquisa. A troca de informações é uma das chaves do sucesso. 

11. Faça a diferença – Escolha a área de atuação em que seu trabalho possa se destacar. 

12. Busque a visão universal – O cientista tende a se especializar cada vez mais cedo. Isso é inevitável, mas é um erro fatal fechar-se a outras áreas da pesquisa – O cientista tende a se especializar cada vez mais cedo.


No Líbano há entretenimento e museus científicos para toda a família.

- The Science Center - http://www.sciencevillagelb.com



Carla Mussallam Al Masri
Gazeta de Beirute 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário