A bela e moderna Goiânia - GO


Goiânia, a capital do estado de Goiás, está localizada no Planalto central, um importante polo econômico da região, a 209 km de Brasília, e a segunda cidade mais populosa do centro-oeste. Antes da chegada dos europeus, a porção central do Brasil, era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, entre outros povos. A colonização europeia de Goiânia se deu em 1735, com as primeiras propostas de mudança da capital da capitania de Goiás, porém, a cidade foi oficialmente fundada, apenas em 1933.

A cidade de Goiânia é moderna, e com grande agito cultural. Centenas de flores espalham cores e perfumes pela cidade, e bosques, praças e jardins, preenchem os espaços entre grandes avenidas e pequenas ruas, fazendo com que Goiânia esteja no ranking das melhores cidades brasileiras com qualidade de vida, com centenas de praças limpas e floridas. O Parque Flamboyant é a principal atração da cidade, localizado numa área de mais de 125 mil m², com 2 lagos com fonte luminosa, um mirante, ciclovia, pista de Cooper, um jardim japonês, parque infantil e estação de ginástica. O parque é aberto inclusive à noite, e a entrada é gratuita. 

Em meio à mata verde, exemplares de buritis e outras árvores do cerrado compõem o belíssimo cenário. O Bosque dos Buritis é considerado o patrimônio paisagístico da cidade, com seus 3 lagos artificiais, onde um deles, possui o maior jato d'água da América do Sul. Outro parque de destaque é o Parque Ecológico de Goiânia, com uma área de reserva florestal que esconde a cachoeira dos macacos, um teatro de arena e um sítio arqueológico da tribo dos índios caiapós, com 1500 anos. O passeio tradicional de domingo é a Feira Hippie, num ponto histórico da cidade, a antiga estação ferroviária, com vista para a Maria Fumaça. Saboreando um caldo de cana, você compra objetos artesanais, calçados, comidas típicas, e produtos importados; espalhados em milhares de barraquinhas. 

Visite a Feira da Lua, para comprar roupas, produtos místicos, artesanatos, doces, tortas, pratos típicos e salgados, a feira funciona aos sábados, na Praça Tamandaré. A cozinha típica da região é de origem indígena, com a mescla das influências da culinária mineira e paulista, uma mistura com um tempero inesquecível. Peixe assado na telha, galinhada, carne de sol com legumes, pernil assado com farofa na manteiga, leitão pururuca, frango com pequi, o empadão goiano, pamonha, curau, doces de cascas de frutas, frutas cristalizadas, biscoito de queijo e muito mais. As delícias podem ser saboreadas nas feiras espalhadas pela cidade, e também, nos muitos restaurantes típicos. A Feira Cora Coralina, nome em homenagem a uma das mais talentosas poetisas e doceiras do estado, é especializada em guloseimas, e fica na tradicional Rua do Lazer. Outras atrações de Goiânia são as galerias de arte, museus e universidades, tornando a capital um ótimo lugar para visitar. 

Outro símbolo da cidade, com visita obrigatória, é o Monumento às Três Raças, uma homenagem à miscigenação das três raças: branca, negra e de índios, que compõem o sangue do goianiense. Uma visita ao Memorial do Cerrado também é um banho de cultura, onde o memorial retrata desde a origem da Terra, até a chegada dos portugueses no Brasil, dividido em quatro partes: Museu de História Natural, Vila Cenográfica, Quilombo e Aldeia Indígena Timbira. 

Onde quer que o visitante vá, em qualquer lugar que ele visitar, ele sempre será bem recebido. Os habitantes de Goiânia são muito harmoniosos, e sempre haverá uma pessoa disposta a fazer uma nova amizade. O bom atendimento que Goiânia oferece, também é outra boa qualidade da capital goianiense, e que faz qualquer um querer voltar à cidade. 

Goiânia possui vários museus, como o Museu de Arte Contemporânea, que exibe e estimula a arte contemporânea, e outro passeio que pode ser encontrado em Goiânia, é uma visita ao serpentário, um curioso lugar para os amantes de animais exóticos. O serpentário é um parque com a criação de serpentes, que já conta com 750 espécies diferentes na sua coleção. Goiânia possui 22 patrimônios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional, entre prédios e monumentos públicos muito antigos, que agora viraram rota cultural para os turistas. 

Pontos Turísticos de Goiânia:

- Antiga Estação Ferroviária 
- Memorial do Cerrado 
- Parque Zoológico de Goiânia 
- Jardim Botânico de Goiânia
- Horto Florestal
- Monumento à Paz
- Monumento às Três Raças
- Parque Areião
- Parque dos Buritis
- Planetário de Goiânia
- Teatro Goiânia
- Parque Ecológico de Preservação Ambiental e Florestal "Ulisses Guimarães" 
- Catedral Metropolitana de Goiânia 
- Igreja Matriz de Campinas
- Centro Cultural Martim Cererê 
- Centro Cultural Oscar Niemeyer 
- Museu de Arte de Goiânia
- Museu Goiano
- Painéis da Via Sacra
- Parque Vaca Brava
- Parque Flamboyant
- Feira Cora Coralina
- Praça Universitária
- Prédios em Art Decó
- Palácio das Esmeraldas
- Museu da Praça Universitária
- Museu Estadual Professor Zoroastro Artiaga 
- Museu Pedro Ludovico Teixeira 
- Museu de Arte Contemporânea de Goiânia 


  
Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário