Alceu Valença - Nossa música


Está chegando o aniversário de um dos grandes cantores, da música popular brasileira, Alceu Paiva Valença, nascido em Pernambuco, em 1 de julho de 1946. Logo cedo, Alceu entrou no mundo da música, em sua própria casa, e seu avô, Paulo Alves Valença, foi quem o influenciou, pois era um poeta e violeiro.

Aos 10 anos ele foi para Recife, onde passou a conhecer diversos estilos de música, entre eles o chamado rock da primeira geração. Após terminar o colégio, ele ingressou na faculdade, e se formou em Direito, bem como, também trabalhou como jornalista, e foi correspondente do Jornal do Brasil; mas largou o mundo do Jornalismo, e do Direito, e ingressou na carreira musical.

Anos depois, Alceu foi para o Rio de Janeiro, e participou de festivais universitários, e em 1980, ele lançou o LP “Coração Bobo”, que foi o que o fez atingir o sucesso. Diversos discos foram gravados posteriormente. “Eu fazia música como quem faz cinema. Cada um desses discos tem uma característica, um timbre diferente”, relembra hoje Alceu, aos 66 anos. Lá se foram mais de 30 anos, desde o início da sua caminhada, rumo às paradas de sucessos. 

Em 1996, ao lado de Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Elba Ramalho, ele participou da série de shows “O Grande Encontro”, que percorreu diversas cidades brasileiras. No álbum, “Anjo avesso”, o cantor deu mais uma guinada, rumo à riqueza musical e espiritual, da cidade de Olinda. Frevo, xote, maracatu e as figuras das festas típicas da cidade, disseram “alô” nesse disco, cujo grande sucesso foi  a música “Anunciação” (“Tu vens, tu vens / eu já escuto os teus sinais”).

Alceu viajou por diversos países, levando a música brasileira a todos os continentes, dando nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada, cantados com influências do Rock n’ Roll.

As músicas de Alceu, são cheias de mistério, contam as histórias do sertão, homenageia a natureza, possuem junção de realidade e fantasia, e passando uma grande energia.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário