Aromaterapia


Como o próprio nome já diz, aroma significa perfume, e terapia, tratamento. A Aromaterapia é, portanto, o uso de óleos aromáticos, extraídos de plantas, para melhorar sua saúde e seu bem estar geral, oferecendo puro prazer. Um cheirinho de tempero na cozinha, ou um buquê de flores, é aromaterapia básica. Ela tem também, muitos outros benefícios.  A inalação da fragrância correta pode reduzir o estresse e a depressão, proporcionar uma boa noite de sono, acalmar seu espírito, ou dar-lhe mais energia. A aromaterapia já está sendo usada em hospitais, para ajudar pacientes a relaxarem, para que outras modalidades de cura funcionem. 

Massagem com óleos aromáticos é outra forma de tirar proveito da aromaterapia. Isso porque os óleos essenciais, compostos responsáveis pela fragrância da planta, oferecem muitos benefícios de cura, além de seus perfumes especiais. O unguento tópico, como o bálsamo de tigre chinês, por exemplo, alivia dores.  Os xampus perfumados, e os óleos para o corpo fabricados recentemente melhoram a saúde da pele e dos cabelos, além de levar a uma melhora do humor. A aromaterapia é bastante versátil e pode ser utilizada de diferentes formas para tratar uma ampla variedade de problemas físicos e emocionais. 

E é muito fácil de usar. A quem não seria recomendado o banho com óleos perfumados, ou a massagem aromática?  A aromaterapia é uma aplicação dos poderes de cura, ou seja, é uma cura perfumada. 


Aromaterapeutas profissionais se concentram muito especificamente, no uso controlado de óleos essenciais para tratar problemas e doenças, e em promover o bem-estar físico e emocional. A aromaterapia, entretanto, não funciona apenas por meio do olfato. A inalação é apenas um dos métodos de aplicação. Os óleos essenciais também podem ser aplicados na pele e, quando usados topicamente, penetram na pele, agindo diretamente nos tecidos e órgãos do corpo, ao redor do local da aplicação. Eles também penetram na corrente sanguínea, e são levados para todo o corpo. É claro que, quando aplicada topicamente, a fragrância do óleo essencial também é inalada.

Há três formas diferentes de ação no corpo: 
Farmacológica: Que afeta a química do corpo; 
Fisiológica: Que afeta a capacidade das funções e processamento do corpo; 
Psicológica: Que afeta as emoções e as atitudes.

Essas três formas interagem continuamente. Você escolhe o método de aplicação, baseando-se no local onde você quer que o efeito se concentre, e no que é mais prazeroso e confortável para você.

A aromaterapia é, na verdade, parte de uma categoria maior, de um tratamento de cura conhecido como, fitoterapia, que usa os poderes de cura das plantas, para tratar problemas físicos e emocionais, mas usa a planta inteira, ou partes dela, como as folhas, flores, raízes e sementes, em vez do óleo essencial. A aromaterapia e a fitoterapia, podem ser usadas individualmente, ou em conjunto, para aumentar os possíveis benefícios de cura.

Utilizações terapêuticas dos óleos essenciais

Você pode tratar diversos problemas físicos com a aromaterapia, porque quase todos os óleos essenciais, têm propriedades antissépticas e consegue combater infecções e destruir bactérias, fungos, parasitas e/ou vírus. Muitos óleos essenciais também diminuem dores, aliviam ou eliminam inflamações, e contrações, estimula o sistema imunológico, a produção de insulina e de hormônios, afetam a circulação do sangue, dissolvem muco, e abrem as paredes nasais, ou ajudam na digestão - isso só para citar algumas de suas maravilhosas propriedades. 

A aromaterapia também pode influenciar consideravelmente nossas emoções. Cheirar sálvia, por exemplo, pode acabar com o pânico, ao passo que a fragrância liberada por uma laranja, pode fazê-lo sentir-se mais otimista. Como a mente influencia muito a saúde e, é por si só, uma ferramenta de cura, ela aumenta ainda mais o potencial da aromaterapia. Muitos óleos essenciais têm mais de uma função, então ter alguns deles à disposição, pode ajudar a tratar vários problemas físicos e emocionais comuns. A beleza da aromaterapia é que se pode criar uma mistura de óleos, que beneficiará ambos com um só tratamento. 

Você pode misturar óleos essenciais que, além de parar a indigestão, também reduzem o nervosismo que a ocasiona. Para comprar óleos essenciais de boa qualidade para aromaterapia, é necessário entender como um óleo essencial é extraído das plantas, assim como saber diferenciar um óleo de boa qualidade, de um de má qualidade. É impossível distinguir apenas olhando. Utilizar um óleo essencial de alta qualidade é importante para conseguir os máximos benefícios, de cura dos tratamentos de aromaterapia. 

Óleos essenciais, fragrância, líquidos concentrados extraídos das flores, folhas, raízes, casca de árvore e fruta de uma planta aromática, são os principais ingredientes, dos tratamentos utilizados na aromaterapia. Cada óleo tem um aroma único, bem como componentes que podem tratar diferentes enfermidades. Os óleos essenciais retratados estão entre os mais comuns óleos disponíveis no comércio, e são muito versáteis. Uma pequena informação dos perfis de cada óleo vai mostrar a você, os usos terapêuticos e cosméticos, os aromas e os componentes principais. Você também vai encontrar alguns mitos associados aos óleos.

Como funciona a Aromaterapia?

Os óleos essenciais penetram no corpo por inalação, e por absorção, pelos poros. Eles nos afetam farmacologicamente, fisiologicamente e psicologicamente. Após serem inalados, os sinais aromáticos, são enviados ao sistema límbico, no cérebro, e exercem um efeito direto no pensamento, e nas emoções. Seus componentes químicos naturais são levados pela corrente sanguínea, a todas as regiões do corpo.

Certos óleos essenciais também têm afinidade com regiões determinadas do corpo, e apresentam um efeito equilibrador, sedativo, ou estimulante, sobre os vários sistemas. A massagem é considerada como o modo mais eficaz de aplicá-los ao corpo, aumentando o potencial de cura da aromaterapia. As propriedades medicinais dos óleos essenciais, e o poder terapêutico do toque, se combinam para formar um potente tratamento de cura. A massagem pode ser relaxante ou energizante, pode acalmar o sistema nervoso, ou ativar os sistemas circulatório e linfático, para melhorar o desempenho físico e o mental. 

Entre os benefícios da massagem, destacam-se o alívio da dor, e da tensão dos músculos retesados, e exauridos, e a elevação do ânimo. Quando não for possível, incluir uma massagem em seus tratamentos aromáticos em casa, use um dos outros métodos, como, inalações a vapor, banhos, compressas, cremes , loções, gel, gargarejo, bochechos, escalda pés.

Há vários modos de se usar óleos essenciais:

Massagem
Banho de Imersão (Banheiras)
Compressas 
Inalações
Aromatização Ambiental 
Spray ambiental (ou para passar roupa)
Banho de Chuveiro
Escalda-Pés

  Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário