As Conservas


Couve flor

Ingredientes:
1 kg de couve flor
1 copo de vinagre branco
5 copos de água
2 ½ colheres de sopa de sal grosso

Modo de preparo: Lave as couve flores e separe os ramos. Cozinhe em água por 20 minutos e escorra. Coloque em pote de vidro e cubra com a mistura de sal, vinagre e água.  

O mesmo procedimento pode ser feito com outros alimentos.

Com pepinos: Lave os pepinos e dissolva o sal grosso na água, juntamente com o vinagre. Faca pequenos cortes na caca dos pepinos e envolva cada um em uma filha de parreira, colocando-os em um pote de vidro bem apertados, Cubra com a mistura de sal, e vinagre e feche o pote. Espere uma semana e meia para que estejam pronto. É facultativo ferver o sal e o vinagre na água. Se quiser, acrescente um pimentão verde no pote. Para saber se o sal é suficiente, mergulhe um ovo cru na mistura, se o ovo boiar, as medidas estão corretas.   

Com pimentões: Lave os pimentões e faça pequenos cortes neles para facilitar a penetração da água. Dissolva o sal na água e acrescente o vinagre. Coloque os pimentões num vidro e cubra com a mistura de sal e vinagre, fechando hermeticamente o pote de vidro. Pode ser acrescentada uma pimenta verde no pote. Espere uma semana e meia para consumo.

Com Nabos: Lave os nabos, e corte as duas extremidades, e faça cortes fundos em cada nabo e dissolva o sal na água, acrescentando o vinagre em seguida. Coloque os nabos num pote de vidro e cubra com a mistura de sal e vinagre. Se quiser, acrescente pimentas verdes, e feche o pote, esperando duas semanas para consumo.

Algumas conservas são mais elaboradas, mas é bom ter esses aperitivos em casa.

Pimenta Malagueta              

Ingredientes:
30 pimentas
azeite de oliva
alho
vinagre

Modo de preparo: Pique o alho. Lave e seque as pimentas. Esterilize um pote de vidro. Coloque as pimentas, o alho e o azeite dentro do pote, de forma que este fique cheio até a borda. Feche bem a tampa e deixe marinar durante, no mínimo, um mês.

Pimenta verde 

Ingredientes:
900 g de pimentas verdes ou maduras; 
3 colheres de sopa de sal; 
500 ml de água; 
3 xícaras de vinagre branco;  
4 cebolas brancas pequenas; 
4 dentes de alho grandes; 
4 colheres de chá de sementes de mostarda; 
4 colheres de chá de orégano mexicano. 

Modo de preparo: Lave as pimentas e perfure. Coloque-as numa tigela grande e borrife com o sal e cubra com água. Deixe descansar durante a noite, ou 24 horas; e escorra bem. Aqueça o vinagre em uma panela média, coloque as pimentas em vidros. Adicione uma colher de chá de orégano mexicano, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 colher de chá de semente de mostarda, em cada vidro. Verta o vinagre quente sobre as pimentas. Mexa, comprima com uma espátula de borracha e tampe. Processe em água fervente por 10 minutos. Comece a contar o tempo de processamento quando começar a ferver. Remova os vidros e deixe esfriar em de 12 a 24 horas.

Coalhada Seca


Ingredientes:
2 litros de coalhada fresca
Sal e azeite a gosto

Modo de preparo: Prepare a coalhada seca, e deixe-a mais seca, e consistente, do que o habitual. Adicione o sal e misture bem. Faça bolinhas, de 3 cm, bem lisas. Deixe secar sobre um pano de prato, em uma travessa, por algumas horas. Preencha-as dentro de um vidro, cubra com azeite e tampe. Se estiver completamente coberta pelo azeite, e bem fechada, esta coalhada seca em bolinhas dura por muitos meses fora da geladeira. Sirva com azeitonas, hortelã fresca e pão árabe.


Berinjela recheada com nozes


Ingredientes: 
12 berinjelas miúdas 
1 punhado de nozes 
5 dentes de alho 
azeite 
sal 

Modo de preparo: Lave as berinjelas, corte os cabos e dê uma fervura em água e sal. Escorra e deixe esfriar. Enquanto isso soque as nozes com os alhos e tempere com sal. Dê uns cortes nas berinjelas e recheie-as com essa mistura, sem tirar a polpa das mesmas. Arrume numa travessa funda, cubra com azeite e deixe curtindo, no mínimo, durante 8 dias.


As azeitonas verdes e pretas, tomates, cebolas e rabanetes frescos e 
cortados na hora, geralmente também acompanham as conservas.

Dica: Ao manusear as pimentas, para o preparo das conservas, use luvas cirúrgicas para evitar o ardor e irritação. 


Fátima Jabur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário