Bahia Bahaeddine Hariri

Neste especial do Quem é Quem, hoje vamos falar um pouco de uma mulher, que sempre influenciou a área da educação, e tem participação constante na política do país.
Bahia Bahaeddine Hariri




Bahia Hariri é irmã do ex-primeiro-ministro libanês Rafik Hariri, nasceu em Sidon, no Sul do Líbano, em 1952. Em 1970, ela trabalhou como professora após sua formatura em Sidon. Ela lecionou na Fundação Hariri em Sidon, fundado por seu irmão Rafik Hariri, em 1979. A fundação é uma grande instituição educacional e de caridade. 

Em 1992, ela foi eleita como membro do Parlamento para o assento sunita em Sidon. Ela foi reeleita em 1996 e 2000 no mesmo cargo. Em 14 de fevereiro de 2005, seu irmão, Rafik Hariri, foi assassinado. De julho de 2008 a novembro de 2009 ela foi a ministra da educação e ensino superior.

Ela foi novamente eleita para o Parlamento em Junho de 2009. Ela dirige atualmente a Comissão Parlamentar de Educação e Cultura do Parlamento libanês, além de ser membro da Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros e da Imigração. 

Bahia Bahaeddine Hariri além de ser a vice-presidente da comissão para as Mulheres na União Árabe inter-parlamentar (UNESCO, 2012), ela também é a presidente do conselho de administração de Sidon.

Ela também é embaixadora da boa vontade da UNESCO e lidera a Organização Islâmica para a Educação Superior. 

Bahia Hariri, também fez apelos para os governos árabes, Kuwait, Tunísia, Argélia, e Líbano, para apoiar a criação do “Dia da mulher árabe”.

Bahia Hariri é casada com Mustafa Hariri (que também é seu primo) e tem 4 filhos: Nader, Ghena, Ahmad e Ola.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário