Dia Mundial da Arquitetura


Anualmente, o Dia Mundial da Arquitetura é celebrado no dia 1º de julho. Ainda que em 1996 a União Internacional dos Arquitetos tenha mudado a data, para toda  primeira segunda-feira de Outubro, a maioria dos países, ainda comemora o Dia da Arquitetura na data original. 

A palavra arquitetura vem do grego, onde (arkhe) significa “primeiro ou principal”, e (tekhiton) significa “construção“, e refere-se à arte, ou técnica, de projetar e edificar qualquer ambiente, em um determinado espaço, que será habitado pelo homem. Normalmente, a Arquitetura está associada diretamente ao problema da organização do homem no seu espaço, principalmente no que se refere ao espaço urbano. Esta atividade existe desde que o homem passou a se proteger dos fenômenos climáticos da natureza.Além da organização do espaço, a Arquitetura tem relação direta com o bem estar daqueles que utilizam ambientes planejados. 

A Arquitetura envolve todo um projeto de ambiente e design a ser construído, desde o desenho industrial, que é a parte dos moveis e decoração, até o paisagismo, que é o desenho da paisagem, o planejamento urbano e o urbanismo, que é o desenho da cidade, e o planejamento regional que é o desenho da região.  Durante esse processo, o trabalho do Arquiteto passa, necessariamente, pelo desenho de edificações, que é a atividade base do Arquiteto para o que se pretende construir, sejam casas, prédios, templos religiosos, ou outras edificações.

O Dia Mundial da Arquitetura é dedicado não só aos profissionais Arquitetos, mas também aos seus parceiros, bem como ao público para o qual seu trabalho é destinado, e até mesmo, aos interessados na arte de oferecer as melhores, e mais harmoniosas, condições de moradia e trabalho, às pessoas. De acordo com Johann Wolfgang Von Goethe, a “Arquitetura é música petrificada”.


ALGUNS DOS GRANDES PROJETOS ARQUITETÔNICOS NO LÍBANO
Na segunda maior cidade do Líbano, a 85 km ao norte da capital Beirute, a International Fair of Trípoli, projetada pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, é uma construção inacabada, devido ao início da guerra civil em 1975. Este projeto não terminado, constitui um espaço de 10,000 hectares, e compreende 15 edifícios. Apesar de ter sido abandonado, o local é uma atração popular aos turistas interessados em arquitetura. 



Complexo do Palácio Beit Eddin, o maior exemplo da Arquitetura libanesa do século XIX.


ALGUNS GRANDES PROJETOS ARQUITETÔNICOS NO MUNDO

Piano House, construído em 2007, na cidade de Huainan, província chinesa de Anhui. O projeto recebe concertos, e funciona como um espaço de estudos de música para os alunos de uma faculdade local.

 Muitas pessoas não entendem, porque o Museu de Arte de São Paulo, Assis Chateaubriand, conhecido como MASP, é tão apreciado e de grande valor arquitetônico, com suas linhas retas e simples. O que chama mesmo a atenção deste prédio na Avenida Paulista, em São Paulo, é o vão livre da laje superior de concreto armado, entre as duas colunas do lado esquerdo, as outras duas colunas do lado direito, numa extensão de 74 m de distância, considerado o maior vão livre do mundo, para a época, e o que de fato, é tão inestimável e admirado nesta obra.  




Carla Mussallam Al Masri
GazetadeBeirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário