Encontrando lugar para ficar após sua chegada!

Acomodação é a parte mais importante da sua lista, quando você muda de pais. Sua nova casa será seu porto seguro, seu ninho! É muito importante você ter um lugar confortável, limpo e seguro para viver. 

Se você já está no país, você terá a chance de procurar, e ir visitar os apartamentos. Quando estiver procurando apartamentos, precisa ter em mente (ou em mãos – escrito em um caderno, Ipad ou no telefone) o seguinte:

-Localização/ Área;

-Endereço completo;

-Custo mensal;

-Contas inclusas? Se sim, quais, e se não, quanto custará, e quais contas você terá de dividir?

-Depósito: Quanto? Há algum esquema do governo que protege seu depósito?

-Quais móveis estão incluídos no quarto? O que você deve trazer? (edredom, travesseiro, roupa de cama?). 

Uma vez que você achou alguns quartos, ou apartamentos, que você gostaria de visitar, o que fazer?

Faça uma lista, ou imprima os anúncios, se puder. Isso o permitirá fazer anotações, que mais tarde, o ajudarão a se lembrar das melhores opções. Existem cidades como Londres, Tókio, ou Paris, que há tantas pessoas procurando por acomodação que, você precisa escolher rapidamente. Se você acha que é bom e você gostou do imóvel (após fazer as perguntas necessárias), você deve alugar logo.

Números, descrição, tamanho, se é quarto compartilhado, solteiro ou casal, oberve tudo isso com atenção. Aqui está a descrição das opções:

Quartos divididos: Quartos com 2, 3, 4, ou até mais, camas no mesmo quarto, onde você estará dividindo com estranhos, ou amigos. 

Quarto de solteiro: Quarto com cama de solteiro.

Cama de casal: Quarto com uma cama de casal. Você deve ler o anúncio apropriadamente, pois talvez você perca seu tempo (caso sejam duas pessoas), e o quarto seja para apenas uma pessoa. Algumas pessoas não gostam de viver com casais, ou se a casa tiver uma licença especial, aquele quarto talvez acomode apenas uma pessoa. 

Duplo: Quarto com duas camas de solteiro.

Quando você ligar para a pessoa que está anunciando, você não precisa fornecer um resumo de sua vida! Você talvez divida uma informação desnecessária, a não ser que você irá viver com esta pessoa. Se o quarto está sendo anunciado por uma agência, ou por um locatário profissional, há chances de eles estarem muito ocupados para ouvir a história de sua vida. Vá direto ao ponto. Você estará economizando na sua conta de telefone também. Você estará um pouco assustado de ir visitar o lugar sozinho.  

Se for o caso, mande um email a um amigo, ou parente, informando-os que você está indo, ou mande uma mensagem de texto a um amigo (se você já tem um no país onde você está começando a viver). Marque visitas durante o dia, pois muitas pessoas ficam realmente nervosas de ir visitar um quarto à noite. 

Durante a visita, preste atenção nas condições do imóvel. Você provavelmente não estará olhando rachaduras, mofo, ou as condições da propriedade (mais tarde você aprenderá um pouco mais sobre manutenção de casas), mas essas coisas são muito importantes. Se a casa não mostrar nenhum sinal de negligência, o dono é pró-ativo, ou reativo, mas faz sua parte. 

As coisas mais importantes a se procurar são:
Sala: Se o apartamento for completamente mobiliado, tudo pertence ao dono? Se a TV pertence a um dos moradores, e ele se muda, você acabará sem TV (e isso é muito chato), e você não quer gastar dinheiro com uma, certo? Procure por teias de aranha no teto (isso pode indicar se a casa é limpa regularmente). Os sofás estão em boas condições?

Banheiros: A questão principal são os mofos no teto, ou silicone podre em volta das banheiras, e dos boxes, manchas amarelas ao redor dos azulejos, e silicone (ao redor de painéis ou móveis). Se você encontrar qualquer algum desses problemas, você deve perguntar se vai ser consertado em breve.

Quarto: Testar o colchão, roupa de cama e travesseiros, se eles são fornecidos.

Às vezes, não temos opção para alguns itens, então se você pode negociar com o dono antes de mudar-se, ótimo! Negocie tudo antes de assinar o contrato, caso contrário você vai ouvir depois que você já se mudou: "é alugado como você viu”. Também tenha certeza de que a mobília fornecida está em boas condições. Abra as portas dos armários da cozinha, geladeira, gavetas, portas, etc. 

Eu normalmente verifico o chuveiro também. Em lugares como o Brasil (onde o chuveiro é elétrico), você não terá problemas. França e Reino Unido têm problemas com a pressão da água, então, certifique-se de ligar o chuveiro para experimentá-lo. 

Em certa ocasião, em que eu estive na Espanha por duas semanas, eu aluguei um apartamento no 3º andar, e o chuveiro era terrível. Por ser um lugar alto do edifício, e ter o mesmo sistema do Reino Unido, a pressão da água era quase inexistente, e tomar banho se tornou um pesadelo. Como eu ficaria por duas semanas eu não dei importância, mas se você vai ficar na casa por um tempo maior, vale a pena verificar isso antes.

Rafael dos Santos
Autor do livro: “Moving Abroad, one step at a time”.
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário